Tamanho do Texto:
A+
A-

Salvador: Dia do Teólogo é marcado por colóquio interdisciplinar e homenagens

30/11/2017 - 11h41
Dentre os homenageados está Frei Everaldino Pires de Oliveira, Franciscano Capuchinho

Na manhã desta quinta-feira (30), dia em que a Igreja Católica festeja Santo André, no Campus Federação da Universidade Católica do Salvador, os estudantes e professores dos cursos de Teologia e Filosofia – clérigos, seminaristas e leigos – comemoraram o dia dedicado aos teólogos, dando prosseguimento às atividades do Colóquio Filósofico-Teólogico.

O dia foi iniciado com a Santa Missa, às 8h, presidida pelo Magnifico Reitor da UCSAL, Padre Maurício Ferreira. Ainda na programação da celebração do dia do teólogo, no Espaço Cultural, os discentes e docentes se reuniram para ouvir a palestra do Reitor sobre a “Vocação Eclesial do Teólogo”.

O colóquio Filosófico-Teológico, que celebra sua IV edição, teve início ontem (29) e contou também com a presença de representantes de outras denominações religiosas, visando assim favorecer o diálogo inter-religioso e maduro acerca da reforma protestante, que comemora neste ano 500 anos.

O curso de Teologia é de grande importância na vida da comunidade cristã de forma geral, porém, ultrapassa esses limites e faz-se presente também na vida dos não crentes, pois a Teologia confere vias de humanização do homem e sua união com a Filosofia aprofunda ainda mais esse aspecto.

Sobre a razão para cursar Teologia, diz Dalmácia Cunha, leiga da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Salvador e aluna do 2º semestre do curso de Bacharelado em Teologia da UCSAL: “fazer Teologia é um meio de termos um relacionamento mais próximo com o Eterno, de conhecermos seus atributos, sua vontade. É viver em comunhão com Deus, conhecendo e aprofundando o mistério da Revelação de Deus, não de forma completa, pois o mistério não pode ser esgotado, mas através da Graça, Deus se faz conhecer. Fazer Teologia é, portanto, sentir o amor de Deus pela humanidade, por isso, sou impulsionada a cursar a Sagrada Teologia e ali perseverar”.

Para Jorge Valois, leigo da Paróquia São Pedro, no centro de Salvador e aluno do 2º semestre de Teologia, "fazer Teologia é uma vocação. Mas que tipo de vocação? Não para ser um academicista, um retórico da fé ou um conhecedor da cultura eclesiástica, mas para ser um profundo conhecedor do Mistério, sendo, em primeiro lugar testemunha do Ressucitado, uma pessoa de ciência e caridade. Assim, o téologo não deve enterrar seus talentos, mas deve fazê-los frutificar no seio da comunidade eclesial. Assim, pode-se compreender um teólogo como um irmão mais velho da fé, que tem como missão ajudar à comunidade fa fé na maturidade da vida em Cristo e na vivência plena do mistério pascal."

Também o Seminarista Bruno Nascimento, da Diocese de Ihéus afirma que "Fazer Teologia é imergir no conhecimento sobre Deus e sua relação com o Homem, é adentrar no Mistério desse mesmo Deus que se permite encontrar e conhecer."

Na ocasião, por um projeto de autoria do coordenador do Curso de Teologia, Padre Adilton Lopes Pinto, alguns professores foram homenageados por sua missão na Universidade Católica do Salvador. Foram homenageados também os professores que já morreram, a esses, foi inaugurada uma placa honrando a importância do seu serviço desempenhado na instituição, esse trajeto histórico foi lembrado pelo Professor Cândido Mendes.

Entre os homenageados está o franciscano-capuchinho Frei Everaldino Pires de Oliveira, que atualmente reside no Convento São Francisco de Assis, na cidade de Alagoinhas. Frei Everaldino dedicou muitos anos de sua vida ao ensino da Sagrada Escritura e Hebraico na UCSAL e na Faculdade São Bento da Bahia. A merecida homenagem foi recebida pelo seu representante, Frei Johne Barbosa Santos.

Confira todos os homenageados:

Dom Josafá Menezes - Teologia Sistemática (Eclesiologia)

Dom Marian Piatek - Teologia Moral

Frei Everaldino Pires, OFM Cap- Bíbia, Hebraico e Sapienciais

Ir. Judite Mayer - Professora de Bíblia

Monsenhor Ademar Dantas - Diretor do Instituto por 20 anos

Conêgo Aderbal Galvão - Direito Canônico

Padre Genival Bartolomeu - Filosofia da Religião

Padre João Abel - Teologia Moral

Padre José Abel - Teologia Sistemática

Padre Maurício Abel - Bíblia

Monsenhor Luiz Rodrigues - Chefe de Departamento e Cristologia

Sr. Paulo de Figueiredo - Biênio Filosófico

In memoriam

Frei Estanislau Vasconcelos, OFM

Frei  Francisco Xavier, OFM

Frei Honório Rito, OFM

Frei Hugo Fragoso, OFM

Frei Humberto Pancrácio, OFM

Monsenhor José Hamilton

Padre Arnaldo Dias

Padre Paulo Tonucci

Professora Maria Albra

Professora Lucia Liguori

Professor Jean Bauzin

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Elton Caires Santos (Cúria Provincial)

Deixar um comentário