Por que a ti Francisco?
Por que um pobrezinho? Por que o desvalido? Eis o modo de agir de Deus. Escolhe aqueles que parecem sem valor para engrandecer seu Reino. Francisco, por graça do próprio Deus, deixou as riquezas possíveis do mundo, e com o mesmo vigor que as procurava, empenhou-se no único valor que era fundamental: Jesus Cristo, crucificado.
Abrir mão de si mesmo para que a graça se manifestasse. Francisco viu na via da pobreza a possibilidade da realização humana, assemelhando-se Aquele que primeiro nos amou. A Dama Pobreza assumiu como modo de vida. Ela foi a porta de ingresso do Mistério. Somente ela pôde abrir o novo mundo para Francisco. Despojado de tudo, recebeu Tudo. Nu, foi revestido da graça Divina.
Francisco descobriu na necessidade a plenitude, na cruz a vida. Deus o feriu de amor de tal maneira que se identificou no próprio corpo com a imagem do Amado. Bendito seja Deus que revelou aos pobres tamanha riqueza.
Senhor, dai-nos a graça do vigor de seu Espírito para que possamos suportar as dificuldades dessa vida, para encontrar a Dama Pobreza e assim, deixar que seja tudo em nós, como nosso Pai São Francisco viveu. Amém.