Tamanho do Texto:
A+
A-

Por que a ti Francisco?

Publicado por Frei Edson Matias | 04/10/2013 - 14:42

Por que um pobrezinho? Por que o desvalido? Eis o modo de agir de Deus. Escolhe aqueles que parecem sem valor para engrandecer seu Reino. Francisco, por graça do próprio Deus, deixou as riquezas possíveis do mundo, e com o mesmo vigor que as procurava, empenhou-se no único valor que era fundamental: Jesus Cristo, crucificado.

Abrir mão de si mesmo para que a graça se manifestasse. Francisco viu na via da pobreza a possibilidade da realização humana, assemelhando-se Aquele que primeiro nos amou. A Dama Pobreza assumiu como modo de vida. Ela foi a porta de ingresso do Mistério. Somente ela pôde abrir o novo mundo para Francisco. Despojado de tudo, recebeu Tudo. Nu, foi revestido da graça Divina.

Francisco descobriu na necessidade a plenitude, na cruz a vida. Deus o feriu de amor de tal maneira que se identificou no próprio corpo com a imagem do Amado. Bendito seja Deus que revelou aos pobres tamanha riqueza.

 

Senhor, dai-nos a graça do vigor de seu Espírito para que possamos suportar as dificuldades dessa vida, para encontrar a Dama Pobreza e assim, deixar que seja tudo em nós, como nosso Pai São Francisco viveu. Amém.

Sobre o autor
Frei Edson Matias

Frade Capuchinho, Sacertode. Naceu no ano de 1976 em Anápolis-GO. Filho de Baltazar Justino Dias e Genoveva Matias Dias. Ingressou na Ordem Franciscana em 25 de Janeiro de 1999, inicialmente nos Frades Conventuais - Província de Brasília. Depois fez a passagem para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no dia 13 de Julho de 2009. 

Formação

Doutorando em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE. Psicólogo pelo Centro Universitário de Brasilia - UniCEUB. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Pós-Graduado em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo - FACIS. Pós-Graduado em Teologia Contemporânea pelo Centro Universitário Claretiano. Teólogo Pelo Centro Universitário Claretiano. 

Áreas de atuação

Foi Professor de Psicologia e disciplinas afins na Filosofia e Teologia nos Institutos: ISB/DF, ITEO/MS e IFITEG/GO e na Faculdade Brasil Central/GO. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica e psicologia da religião, como também em Teologia Pastoral e Espiritualidade. Presta assessorias às comunidades e congregações religiosas. 

Livros e Artigos

Possue diversos artigos publicados em revistas e livros. 

Contato

[email protected]
Canal no Youtube: Caminho de Assis