Vivência Radical
Nós, Franciscanos Capuchinhos temos o modo de vida a ser uma vivencia radical do Santo Evangelho de Jesus Cristo. O grande ideal de cada capuchinho é viver e agir de acordo com o Evangelho. São Francisco não quis outra coisa senão moldar sua vida segundo o Evangelho. É por isso que ele próprio foi a Boa Nova, Evangelho vivo para o mundo.
Seguir Jesus em fraternidade: No contato com o Evangelho, São Francisco descobriu que toda a busca de conversão e a encarnação no dia-a-dia da Boa Nova de Jesus Cristo, não deveria acontecer como tentativa solitária, mas ser buscada em conjunto, num grupo de irmãos, em Fraternidade. Partindo desta convicção, nós buscamos crescer no seguimento de Jesus, vivendo juntos como irmãos, em torno de Cristo irmão.
Para vivermos o espírito de São Francisco, seguimos dois documentos: os escritos por ele próprio, para orientar a vida dos seus irmãos menores e a Regra e o Testamento. Procuramos conhece-los profundamente para manter-nos sintonizados com o mesmo espírito do fundador.
A missão primeira do capuchinho é primar pelo testemunho de vida e ideal evangélico de fraternidade, para ser um sinal para todas as pessoas que anseiam e lutam pela justiça e a paz propostas por Jesus. Para isso, somos chamados a sermos presença entre os mais pobres, fracos e marginalizados, partilhando da vida e proclamando no agir e no viver as bem-aventuranças de Jesus Cristo. De acordo com as exigências e desafios dos novos tempos, nós servimos a Igreja em suas necessidades mais urgentes e mais difíceis.