São Francisco deixou por escrito a Santa Clara: “Desde que por inspiração divina vos fizestes filhas e servas do Altíssimo Sumo Rei Pai celeste e desposastes o Espírito Santo optando por uma vida de acordo com a perfeição do santo Evangelho, eu quero e prometo, por mim e por meus frades, ter por vós o mesmo cuidado diligente e uma solicitude especial, como por eles.” Cumpriu-o diligentemente enquanto viveu, e quis que fosse sempre cumprido pelos frades. (RSC 6, 3-5)
Este cuidado e diligência têm sido manifestados para com a nossa fraternidade de Irmãs Clarissas do Mosteiro de Santa Clara de Deus Trino – Brazlândia-DF através da assistência dos nossos queridos irmãos da primeira Ordem de diferentes maneiras E somos muito agradecidas ao Pai das Misericórdias pelo empenho dos irmãos para conosco.
No tocante à nossa Formação Inicial e Permanente temos recebido a ajuda de Frei Jairo Lima, OFMCap. da Província do Brasil Central, que com muita disponibilidade, alegria e presença fraterna nos tem permitido descobrir a riqueza de nossa vocação e missão contemplativa na Igreja. Na Formação Permanente, Frei Jairo nos apoia com o estudo dirigido proposto pela nossa Federação Sagrada Família: estamos estudando o temário do livro Ouvi, Irmãs de Frei Giacomo Bini, OFM.
No que diz respeito à Formação Inicial, as nossas jovens irmãs desfrutam muito das aulas, do material elaborado e da experiência de Frei Jairo. E suas aulas são muito divertidas. Os conteúdos trabalhados com as irmãs em formação dizem respeito à Santa Clara e às Fontes Clarianas: Legenda, Testamento, Cartas, Processo de Canonização e Regra.
Eis alguns testemunhos de nossas Irmãs Professas: “O encontro de formação com Frei Jairo tem sido apreciado por todas nós, agradecemos-lhe muito por sua disponibilidade para nos ajudar em nossa formação permanente”.
“A presença de Frei Jairo tem sido para nós uma riqueza muito grande pelo grande amor que ele demonstra pela vida que abraçou e pela nossa Ordem também.”
E as nossas irmãs em formação também deixam seu testemunho: “Só podemos agradecer a Deus, Autor de todo bem; aos nossos irmãos que permitem e ajudam Frei Jairo em vir ao nosso mosteiro; à nossa comunidade, por proporcionar-nos este momento formativo, e é claro, ao nosso querido Frei Jairo, que com todo empenho, nos tem dado esta preciosa assistência. Sendo assim, renovamos com gratidão nossa entrega cotidiana a Deus, compreendendo tudo como novo e como presente de Deus.”
Para louvor de Cristo! Amém.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Jairo Silva de Lima ()