Tamanho do Texto:
A+
A-

Ratio Formationis

13/07/2017 - 00h01
Aconteceu na Guatemala, de 10 a 14 de julho do corrente ano a primeira reunião continental dos Frades Menores Capuchinhos para construção da Ratio Formationis da Ordem.

Este encontro inicia um processo que acontecerá em todos os outros continentes. De acordo com nosso Ministro Geral, Frei Mauro Jhori, este documento sobre a formação é importante para que tenhamos uma linha comum na formação, enquanto Frades Menores Capuchinhos, evitando que cada circunscrição faça ao seu modo, dificultando intercâmbios e a interprovicialidade.

No primeiro dia do encontro houve a partilha da realidade de todas as conferências da America, apontando suas forças e fragilidades na formação inicial. No segundo dia o Frei Charles Alphonse (Frade da India) nos ajudou com o tema da afetividade e sexualidade buscando ver os potenciais humanos para a resposta vocacional, bem como refletir sobre as fragilidades que podem levar à escândalos e patologias. No terceiro dia o Ministro Geral tratou sobre o tema da cultura, ressaltando a importância da inculturação que deve ser um processo respeitoso de presença e evangelização, visando não um estilo comum (colonização), mas sim critérios comuns (carisma). No terceiro e ultimo dia vimos sobre o tema Ratio Studiorum com o Frei Jaime Rey (Frade Espanhol) que nos ajudou a ver o papel dos estudos em nossa vida, ressaltando a importância de se conjugar formação e vivencia. Isto é importante para que não nos tornemos aquilo que não somos, formando nossa mente para que nossa forma de vida possa dar noticias de nossa identidade e missão, pois esta é a responsabilidade de nossa existência.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Rubens Nunes da Mota (Fraternidade Nossa Senhora de Fátima - Pós-Noviciado (Teologia))

Deixar um comentário