Depois de mais de uma década marcando presença na atual Diocese de Cristalândia, nos municípios de Caseara e Marianópolis, a Província assumiu junto à Arquidiocese de Palmas uma presença em Mateiros, no Jalapão. No início deste novo triênio, o Governo Provincial fez a opção por deixar esta última presença, depois de mais um ano cuidando da Paróquia Divino Espírito Santo.
Diante da orientação do Governo Geral da Ordem, na qual fica o estado do Tocantins como parte da Província do Brasil Central, desejosos em viver os aspectos missionários previstos em nossas constituições e atentos ao Planejamento Estratégico de Pastoral e Missão, vimos que não podemos negligenciar nossa missão no estado mais jovem do Brasil.
Acolhamos de boa vontade qualquer obra de ministério e atividade apóstolica, desde que convenha à nossa forma de vida e responda às necessidades da Igreja. (Constituições 147, 6)
Assim, continuaremos presente no estado do Tocantins e na Arquidiocese de Palmas. Recentemente, a convite de Dom Pedro Brito, os freis Clézio, Jussié e Airton estiveram em Taquaruçu do Porto para viabilizarem nossa presença junto à Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Tendo escutado diversos frades que se dispuseram para a nova frente, o Governo Provincial comunicou a continuidade do nosso vínculo naquele estado. A fraternidade será composta da seguinte forma:
Fraternidade Nossa Senhora do Rosário
Frei Aclísio Francisco Alves - Guardião e Vigário Paroquial;
Frei Airton Sousa Guedes - Pároco;
Frei Filipe Rangel da Silva - Tirocínio;
A posse de frei Airton para o ofício de Pároco naquela comunidade está marcada para o dia 14 de dezembro.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Rafael Batista de Paula (Cúria Provincial)