Tamanho do Texto:
A+
A-

Semana Santa junto ao Povo Terena de Lalima

05/04/2018 - 12h04

Na Semana Santa alguns religiosos e leigos estiveram presentes em aldeias do Povo Terena em Miranda-MS e Dois Irmãos do Buriti-MS. Frei Klenner Antonio junto com a Irmã Silvana Carvalho (Franciscana de Nossa Senhora Aparecida) e Lucas Matias (Comunidade Betel) foram para a Aldeia Lalima, cerca de 43km da cidade de Miranda-MS.

Chegaram na aldeia no domingo de Ramos e foram recebidos pelo grupo de jovens. Puderam assim, celebrar o domingo de Ramos e preparar a semana com a comunidade.

Com isso tiveram uma semana intensa com visitas às casas, bênçãos e orações com as famílias numa perspectiva de levar a paz e alegria franciscana com o exercício da escuta de cada pessoa que puderam encontrar.

Além das visitas às famílias, também, aconteceu às celebrações próprias da Semana Santa e oração do terço somadas com encontros com os jovens; formação para Ministros Extraordinários da Comunhão, Catequistas e Lideranças da Igreja; formação para grupo Missionário da comunidade; presença nas escolas com apresentação de teatro e conversa sobre valores; reunião com a aldeia juntamente com a Funai para tratar de assuntos de interesse da comunidade.

Esses dias foram marcados pela alegria, forte devoção e espiritualidade marcada pelas formas próprias e tradicionais do povo Terena, expressões e modo de ser e de viver que motivaram a cada missionário vindos de outras terras – Frei Klenner, Irmã Silvana e Lucas – e cada missionário da própria aldeia a compreender e se entusiasmar com a fala do Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “prefiro uma igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”.

Com a permissão das lideranças do povo Terena de Lalima toda gratidão pelo tempo passado e partilhado em tão bela cultura.

Obrigado! Aînapo Yákoe!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Klenner Antonio da Silva (Fraternidade Santo Antônio - Goiânia-GO)

Deixar um comentário