De 1º a 13 de maio a comunidade da Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima festejou sua padroeira e a padroeira da Província Capuchinha do Brasil Central com uma trezena em preparação ao grande dia em que se comemoram os 99 anos da aparição em Fátima, Portugal, aos três pastorzinhos.
Com o tema “Maria, mãe da misericórdia”, a cada noite era rezado o terço tanto nas casas das famílias dos paroquianos inscritos para receber a capelinha contendo a imagem de Nossa Senhora, como no pátio da igrejinha.
Em seguida, era celebrada a missa campal, presidida tanto por freis convidados e que já residiram em Brasília, como por presbíteros amigos e parceiros e concelebrada por Frei Junio, pároco e os outros freis desta comunidade.
Logo após a celebração da santa Missa dava-se inicio à trezena sociocultural, com barraquinhas as mais diversas, tais como cachorro quente, canjica, pastel e caldo de cana, entre outras e com a apresentação de artistas profissionais que com suas bandas, trios e duetos, alegravam a noite.
No ápice da trezena, dia 13 de maio, além da presença de mais de dez mil pessoas, foram celebradas seis missas e vários freis estavam à disposição para confissões e bênçãos durante todo o dia.
Estima-se que o público durante toda a trezena girou em torno de 30 mil pessoas, visto ser a Festa da Igrejinha, como é comumente chamada em Brasília, a mais antiga e tradicional da Capital.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por (Cúria Provincial)