No domingo 23 de outubro, no Convento Imaculada dos freis capuchinhos, um grupo de 14 pessoas participaram de reunião para articular e promover o carisma franciscano com jovens de 10 a 14 anos.
Capitaneados pelo frei Vandrigo Zacchi, frade capuchinho que já vem atuando em projeto similar na cidade de Canoas. Zacchi explica que o objetivo desta primeira reunião, é para formar um grupo que articule jovens, na faixa etária de 10 a 14 anos. “É um projeto piloto da província dos capuchinhos do Rio Grande do Sul. "Queremos que mais pessoas possam conhecer o ideal de São Francisco de Assis, por isso queremos aqui em Caxias do Sul organizar este projeto”. Explica frei Vandrigo
Para o Casal organizador do movimento ONDA, na cidade de Canoas - RS, Mara Rejane Danielli e Claimar Danieli, comentam que o encontro de formação em Caxias do Sul, despertou interesse pela proposta. “O grupo está preparado para levar este projeto adiante”. Claimar Danieli, explica que o grupo Onda já conta com 40 anos que se baseia no Evangelho e a espiritualidade da fraternidade e colaboração. “Queremos aqui em Caxias adaptar este projeto para a espiritualidade de São Francisco. Fazemos partilhas e ações bem concretas com os jovens, queremos demostrar que é possível viver em fraternidade, e viver de forma simples e humilde, valorizando a pessoa, independente da religião ou condição social’ explica Danielli.
Para Michelle Dartora, uma das participantes de Caxias do Sul, diz que se sentiu estimulada para o projeto. “Fizemos dinâmica de grupo, nos apresentamos e em seguida os participantes de Canoas, apresentaram o projeto do movimento "ONDA" da Diocese de Porto Alegre. "A nossa preocupação e o cuidado que vamos ter aqui para essa implantação, como por exemplo, a abordagem para convidar os jovens, as famílias ajudarem, neste belo projeto que começa a ganhar corpo” comenta Michelle.
O encontro que dourou todo o domingo, teve apresentações, espiritualidade, e projetação para as próximas etapas. Na parte da tarde o grupo teve a oportunidade de ter contato maior com a espiritualidade de São Francisco de Assis. O grupo prospectou a sua organização. Decidiram usar nomenclatura já utilizadas nas fraternidades franciscanos que são: Fraternidade, Capítulo, Guardião, entre outros nomes.
O grupo de Caxias do Sul terá ainda reunião em 16 de novembro e em março participam de retiro em Canoas para servir de modelo para organizar de retiro na região da serra.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)