Depois de um período de discernimento vocacional acompanhado pelo SAV da Província dos Freis Capuchinhos, três jovens chegaram em Flores da Cunha no dia 15 de fevereiro de 2016 para a etapa do Postulado I. E nos dias 22 a 24 de fevereiro realizaram um retiro em Garibaldi. O retiro foi conduzido por Frei Evaldo de Freitas e coordenado pelos Conselhos de Animação Vocacional e Formação Inicial. Frei Evaldo utilizou o método da Leitura Orante da Bíblia para ajudar os retirantes a rezarem a própria vida, o chamado pessoal que Deus faz e a missão que Deus confia a cada pessoa.
No dia 25 de fevereiro aconteceu a Missa de admissão ao Postulado I na Capela do Convento Sagrado Coração de Jesus em Flores da Cunha. Presidiu a celebração eucarística e o rito de ingresso o Provincial Frei Cleonir Dalbosco. Além dos confrades da Fraternidade Formativa concelebrou o Vigário Provincial Frei Nilmar Gatto.
Na etapa do Postulado I deste ano são quatro jovens: Igor Colares Raupp de São João do Sul SC, Rafael Candinho Botelho de Içara SC, João Batista dos Santos Wasum de Imbé e Cleiton de Oliveira de Piratini. Aliás, este último fará parte de Postulado I em Pelotas e se juntará ao grupo em maio.
A etapa do Postulado I acontece em Flores da Cunha e tem por Mestre Frei Sidnei Signor. Durante este período, o formando assume a opção pela vida franciscana-capuchinha ingressando na fraternidade. É um tempo que enfatiza a experiência de vida, fraternidade e missão junto aos pobres e necessitados.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Laércio Duminelli da Luz (Curia Provincial)