O munícipio de Nova Prata conta com duas paróquias a de São João Batista e Aparecida, na sede do município. E a paroquia Santo Antônio no 4 º distrito de Rio Branco. Com uma população de mais de 24 mil habitantes, na sua maioria católica. A programação da equipe se dividiu nas nas primeiras semanas as comunidades rurais e nas últimas semanas nas comunidades urbanas do município.
O encerramento das missões foi realizado no sábado 11 de julho as 14hs em frente à igreja matriz da cidade, reunindo uma população de mais de 5 mil pessoas totalizando 29 comunidades missionadas. Para o coordenador da equipe dos missionários, frei Volmir Warken “as missões foram um momento forte para as comunidades que há 39 anos não eram realizadas as missões populares” justifica o missionário.
Para o pároco das duas paróquias, padre Constante Pasa, “ A População católica local deu uma resposta muito positiva ao apelo das missões capuchinhas, que foram motivadas desde as pre-missões a participar das atividades propostas pelos frades capuchinhos”, relata.
Para o Frei Missionário Clair Zampierom (53), as missões populares foram momentos de renovação da fé do povodas localidades. As pessoas estavam sedentas pela realização das missões populares”, relata Zampieron. Para o Missionário Reginaldo Casinato(36), o mais jovem da equipe, e que pregou missões em cinco comunidades, diz que “ foi uma experiência forte para conhecer melhor alguns temas relacionados a vida de fé e a nossa igreja, e ao mesmo tempo um desafio para viver melhor os valores cristãos e humanos propostos pelo próprio Evangelho e relembrados a todo instante pelo Papa Francisco” explica Reginaldo.
A equipe dos missionários durante a semana de 12 a 17 realizando retiro em Garibaldi (RS), sobre o tema das constituições capuchinhas. A próxima jornada missionária, terá início em 30 de julho no município de Rodeio SC.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Nossa Senhora de Fátima)