Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos marcam presença na 42° Romaria da Terra do RS

06/03/2019 - 21h00
O evento aconteceu na terça-feira, dia 05 de março, na cidade de Itacurubi, RS.

No dia 05 de março de 2019, na cidade de Itacurubi, RS, pertencente a Diocese de Uruguaiana, aconteceu a 42° Romaria da Terra do Rio Grande do Sul.

Diversas caravanas de romeiros (as), provindas de diferentes cidades do estado gaúcho, marcaram presença no evento que, segundo organizadores, chegou a cerca de 7 mil participantes.

A 42° edição tratava do tema: "Alimentação saudável: identidade, resistência e direitos" e o lema bíblico iluminativo era: "para que todos tenham vida" (Jo 10,10).

Juntamente com as caravanas, participou do evento um grupo de freis capuchinhos que vieram das seguintes cidades: Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Hulha Negra e Santa Maria.

A Romaria teve início às 9h00 com caminhada até o Assentamento Conquista da Luta, local aonde foi celebrada uma missa, presidida pelo bispo diocesano de Uruguaiana, Dom José Mário Angonese. Estiveram presentes outros bispos do Rio Grande do Sul, dentre os quais, Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, bispo de Bagé.

 Às 12h30 foi dado início ao almoço (como de costume partilhado entre os romeiros) e, na parte da tarde, aconteceu o momento da tribuna popular. Por volta das 15h30 aconteceu a passagem dos símbolos da Romaria e bênção de envio para a 43° edição que será realizada na Diocese de Cruz Alta em 2020.

Abaixo você pode conferir, na íntegra, a Carta direcionada ao povo de Deus, compromisso de todos os romeiros (as) que participaram da 42° Romaria da Terra e do 14° Acampamento da Juventude, que aconteceu alguns dias antes da romaria, também em Itacurubi. 


42° ROMARIA DA TERRA DO RIO GRANDE DO SUL

 

Alimentação saudável: identidade, resistência e direitos.

"Para que todos tenham vida" Jo 10.10

CARTA AO POVO DE DEUS

Nós, romeiras e romeiros, discípulos missionários de Jesus de Nazaré e do seu Reino, presentes na 42ª Romaria da Terra, neste dia 5 de março de 2019, no Assentamento Conquista da Luta, em Itacurubi / RS, saudamos a você e sua comunidade e partilhamos o que vimos, vivemos e assumimos neste dia marcante de reflexão, celebração e esperança.

São 42 anos de Romarias da Terra e 14 anos de Acampamento da Juventude. Muitos são os caminhos percorridos. Inspirados por mulheres e homens, mártires no campo e na cidade, como o Índio Sepé Tiaraju e os 1500 irmãos indígenas, desde a Fronteira, marcada pelo latifúndio, somos o Povo de Deus em busca da Terra Prometida (cf. Gn 12,7).

Com a Colegiada da CPT/RS, a Diocese de Uruguaiana, a Paróquia Santa Terezinha, a Prefeitura de Itacurubi, o Assentamento Conquista da Luta, fizemos um processo de construção coletiva e participada da Romaria da Terra. O tema – Alimentação Saudável: identidade, resistência e direitos – foi escolhido porque:

a) muito nos preocupa o uso indiscriminado de agrotóxicos e o monopólio do agronegócio;

b) aumentam as doenças decorrentes de um consumo de alimentos não saudáveis;

c) queremos despertar a necessidade de diversificar a produção;

d) é urgente e necessário cuidar de nossa casa comum.

O 14º Acampamento da Juventude reafirma a importância deste espaço como lugar de troca de experiências, em vista da evangelização, da resistência e do engajamento sócio-político. Sabemos que é fundamental refletir as temáticas das Romarias da Terra, valorizando a integração dos movimentos sociais e a Igreja. Diante disso, desejamos que o Acampamento seja fortalecido, pois “para que todos tenham vida” (Jo 10,10), . importante firmar a identidade da juventude, respeitar nossas diversidades e garantir os direitos dos trabalhadores.

Nesta 42ª Romaria da Terra, com os jovens do Acampamento, na caminhada penitencial, nas Celebrações, nos pronunciamentos, com vigor e profecia, reafirmamos:

- a produção e consumo de alimentos agroecológicos e orgânicos;

- o uso de sementes crioulas;

- o cuidado com a biodiversidade;

- o estímulo ao remanejo do solo;

- a organização coletiva e cooperativa dos pequenos agricultores;

- a necessidade da realização da Reforma Agrária;

- o direito de organização, mobilização e expressão dos grupos sociais;

- o trabalho ecumênico e inter-religioso.

“Nenhuma FAMÍLIA SEM CASA; Nenhum CAMPONÊS SEM TERRA; Nenhum TRABALHADOR SEM DIREITOS” (Papa Francisco). 

Itacurubi, 5 de março de 2019

42ª Romaria da Terra e 14º Acampamento da Juventude


CPT / RS – Diocese de Uruguaiana – CNBB Sul III

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário