Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Flávio Amorim do Amaral é ordenado diácono

15/06/2015 - 15h46
Acerimônia será na Paróquia da Vila da Quinta em Rio Grande celebrada por Dom José Mário Stroeher

Com o lema “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13, 15), Frei Flávio Luís Amorim do Amaral será ordenado diácono no sábado 20 de junho, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, Vila da Quinta, Rio Grande por Dom José Mário Stroeher, bispo de Rio Grande.

Frei Flávio  falou da sua opção em ordenar-se: “Optei em me ordenar Diácono da Igreja por causa do Reino. Como Jesus Cristo mesmo ensinou, o seu Reino é justiça, igualdade, pão para todos. Como seguidor de Jesus Cristo e de Francisco de Assis, estou me dispondo ao serviço dos irmãos, através deste passo importante em minha caminhada vocacional.

É sabido que compete ao Diácono o serviço da Palavra, o cuidado com os pobres, o serviço do altar. Todos estes são meios de evangelização. Evangelizar é preciso. Ninguém vai ao Pai se não for por Cristo Jesus. Por isso, é preciso com fé, amor e devoção usar destes meios para o bem de todos, para o bem do povo de Deus.

Jesus nos deu o exemplo para que façamos o mesmo que ele fez, isto é, ser o servo dos irmãos e irmãs, deixando de lado todo o egoísmo e vaidade e concentrando suas forças no amor ao próximo. Através da ordenação diaconal, assumimos um importante compromisso com Deus, com a Igreja e com o próximo. Compromisso que quero cumprir com firmeza, dedicação e amor, finaliza frei Flávio.

         Frei Flávio Luís Amorim do Amaral nasceu em 07 de janeiro de 1977, em Esteio, na Grande Porto Alegre, filho de Armando Luiz Alves do Amaral (falecido) e Lorena Amorim do Amaral. Ingressou na Província dos Capuchinhos, na etapa da Iniciação, em Flores da Cunha, em 2005. Em 2006 realizou a etapa do Postulando em Caxias do Sul.

Entre 2006 e 2007 fez o ano canônico do noviciado em Marau. Curso a faculdade de Filosofia no período de 2008/2010, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), também atuando pastoralmente na paróquia São José do Fragata. 

Iniciou o curso de Teologia em 2011, na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef), em Porto Alegre, residindo na Fraternidade São José Operário, em Canoas até 2013, onde estava a serviço das comunidades da Paróquia São Pio X. No final de 2013 fez a profissão Perpétua em Vila Flores, na missa de encerramento do encontro que abriu o ano capitular.

Em 2014 passou a residir no Convento São Lourenço de Brindisi, em Porto Alegre, onde trabalhou como auxiliar da Casa de Eventos Capuchinhos. Ainda em 2014 concluiu o curso de bacharel em Teologia na Estef. Por fim, em 2015 passou a residir na Vila da Quinta, em Rio Grande, auxiliando o pároco Frei Nilo Trindade na Rede de Comunidades Nossa Senhora da Penha.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário