A equipe dos Freis Missionários do Rio Grande do Sul iniciou suas atividades de Missões no mês de março, e a primeira Paróquia a receber os Missionários foi no Município de Barracão, onde há onze anos havia acontecido a última Missão.
A missão aconteceu entre os dias três a vinte de março e sua conclusão se deu em uma belíssima Missa campal em frente à Igreja Matriz, no domingo de Ramos.
Conforme dissera o pároco, Padre Sillos, foi um momento de renovação da fé e de reanimação das comunidades. Mesmo com a diminuição da quantidade de moradores na zona rural, as comunidades continuam vivas, apesar do número reduzido de famílias. E a missão veio para reanimar essas famílias a continuarem sua caminhada de fé.
Foi um tempo de reflexão, oração e ao mesmo tempo, de revisar alguns valores cristãos, humanos e familiares, destaca frei Claudecir Fantini, que esteve também presente nas missões que aconteceram no ano de dois mil e cinco. Destaca ainda que, muitas comunidades já reduziram muito nesses últimos onze anos, inclusive, algumas realizaram as missões junto com outras, pois o número de famílias é bastante pequeno. Porém, o povo continua animado, acolhedor e receberam os Missionários com muito afeto.
Para os Missionários, foi uma experiência muito bonita, pois o povo ainda recorda com carinho dos Frades que estiveram presentes há onze anos visitando as comunidades e pregando as missões.
As próximas missões, que iniciam no dia trinta e um de março, serão na cidade de Apiúna, Santa Catarina. Mais um momento de encontro com o povo e de reanimação mútua da vida e da fé.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Reginaldo Manoel Casinato (Frat. Nossa Senhora de Fátima - Vacaria)