Tamanho do Texto:
A+
A-

Coordenações do TAU-04 realizam encontro estadual em Marau-RS

16/11/2019 - 22h00
Cerca de 30 pessoas, representantes das 8 fraternidades já existentes do Movimento, estiveram presentes.

No sábado, dia 16 de novembro de 2019, no Convento São Boaventura em Marau-RS, aconteceu a Reunião das Coordenações do TAU-04 em nível de Rio Grande do Sul. Estiveram presentes 9 freis e 20 lideranças que integram as 8 fraternidades já existentes do Movimento, e 2 lideranças que integram o Movimento ONDA (Objetivo Novo de Apostolado) de Canoas, que auxiliou na implantação e criação da primeira fraternidade do TAU, há três anos atrás. 

O encontro teve início com momento de oração e acolhida, motivado pelo Frei Bruno Agostineto (orientador espiritual do TAU-04 em nível estadual). Em seguida, frei Evaldo Valdir de Freitas (orientador espiritual do TAU-04 em Marau), apresentou e foi discutida a Exortação Apostólica - Pós Sinodal "Christus Vivit: para os jovens e para todo o povo de Deus", documento do Papa Francisco, lançado em 2019.

Durante o final da manhã e início da tarde, ocorreu a avaliação e partilha da caminhada de cada fraternidade em nível de RS. Houve ainda o planejamento de atividades a serem realizadas pelo TAU-04 em 2020 e novos projetos pastorais para o Movimento. O encontro foi finalizado por volta das 16h, onde os participantes retornaram para suas respctivas paróquias. 

O TAU-04 está presente nas seguintes paróquias capuchinhas: Imaculada Conceição, Caxias do Sul; Nossa Senhora de Lourdes, Flores da Cunha; Cristo Rei, Marau; Santa Teresinha, Nicolau Vergueiro; Nossa Senhora Medianeira, Barros Cassal; Nossa Senhora de Fátima, Santa Maria; São Luiz Rei, Ipê; e Santo Antônio, Lagoa Vermelha.

O QUE É O TAU-04?

O TAU-04 é um grupo que integra o Movimento da Juventude Capuchinha. A sigla significa: TESTEMUNHAS DO AMOR UNIVERSAL DE FRANCISCO DE ASSIS. É um grupo formado por jovens (dos 12 aos 18 anos), adultos e freis. É um dos projetos dos Capuchinhos do RS, dentro da área pastoral e da animação vocacional, que visa proporcionar aos jovens das paróquias atendidas pelos freis uma experiência fraterna e eclesial, despertando neles o espírito de liderança, favorecendo o cultivo das virtudes humanas e cristãs a partir da Palavra de Deus e do carisma franciscano-capuchinho. 

O TAU-04 possui nomenclaturas próprias, por ter sua base no carisma franciscano-capuchinho, veja alguns casos: Fraternidade - é o termo utilizado para denominar cada grupo do TAU-04; Guardião/guardiães - é o termo utilizado para denominar os adultos que acompanham as fraternidades; Irmão/ã - é o termo utilizado para denominar os jovens que já participam do TAU-04 há mais tempo; Noviço/a - é o termo utilizado para denominar os jovens que participarão do Capítulo do TAU-04; Capítulo - é o termo utilizado para denominar o retiro anual que cada Fraternidade do TAU-04 realiza, a fim que mais jovens possam integrar o movimento; Orientador Espiritual - é o termo utilizado para denominar o frei que acompanha uma ou mais fraternidades do TAU-04. 

COMO IMPLANTAR O TAU-04 EM SUA PARÓQUIA?

Há três critérios básicos para levar o TAU-04 para sua paróquia:

1) A Paróquia deve estar sob responsabilidade e receber atendimento dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul;

2) O Pároco e o Conselho de Pastoral Paroquial devem estar de acordo em dar pleno apoio ao projeto;

3) É necessário entrar em contato com o orientador espiritual do TAU-04 em nível de Estado - que atualmente é o frei Bruno Agostineto - o qual visitará a paróquia e apontará os encaminhamentos a serem realizados pela mesma.

Entre em contato pelo email: [email protected]

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário