A Estef, promoveu nesta quarta-feira a jornada de formação, com a assessoria do Prof. Dr. Cesar Kuzma, assessor da Comissão do Laicato da CNBB e do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM.
O diretor da faculdade, José Bernardi, salientou que o evento é uma proposta de reflexão sobre a formação de leigos e leigas para uma Igreja em saída, a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco. “Queremos juntos com os leigos refletir a ação deles para uma teologia de uma Igreja em Saída a partir do documento dos Bispos, aprovados na última assembleia (CNBB. Para o Papa Francisco os leigos devem ser os protagonistas dessa nova igreja que de Francisco e que a Estef, colocar em pratica o protagonismo leigo na igreja, recordando que na última assembleia dos Bispos da Cnbb o documento especifico sobre os leigos foi aprovado”, explica Bernardi.
Para o palestrante Dr.César kuzma destacou o papel dos leigos na Igreja. “O leigo e a leiga são membros da igreja de pleno direito e pleno dever em todos os âmbitos da vida eclesial” destaca em sua apresentação.
Participam do evento 120 pessoas, entre estudantes e coordenadores e assessores dos cursos de teologia popular, feitos e parceria com a Estef nas cidades de Porto Alegre (Santo Antônio, Lomba do Pinheiro, Restinga, Santa Maria Gorete, São Geraldo), Cachoeirinha, Canoas, Bom Princípio, Montenegro, Estrela, Santa Cruz, Santa Maria, Bagé, Marau, Garibaldi, Caxias do Sul.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)