Tamanho do Texto:
A+
A-

Marau: TAU-04 realiza capítulo

08/09/2019 - 15h00
O encontro se deu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2019, onde 52 jovens participaram.

Nos dias 31 de agosto e 1° de setembro de 2019, nas dependências da Comunidade Santa Lúcia e no Convento São Boaventura, em Marau- RS, foi realizado o II Capítulo do TAU-04. Participaram 54 jovens, sendo: 32 da Paróquia Cristo Rei de Marau; 12 da Paróquia Santa Teresinha, Nicolau Vergueiro - RS, e; 10 da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Santa Maria - RS. Na organização deste Capítulo estiveram envolvidas mais de 140 pessoas, sendo em sua maioria jovens do TAU-04. 

Marcaram presença e ajudaram no Capítulo os freis: Bruno Agostineto - orientador espiritual do TAU-04 no RS, e Laércio D. da Luz - animador vocacional dos Capuchinhos do RS. Os freis noviços: Lucas Ramos; Alisson Rocha; Pedro Miri e Hítalo Gomes, além do mestre de noviciado, Frei Evaldo Freitas. Acompanhando os jovens de Nicolau Vergueiro, Frei Antério Parisi. Acompanhando os jovens de Santa Maria, Frei Rafael Botelho. E de Marau, Frei Miguel Debiasi e demais freis da fraternidade capuchinha local. 

No TAU-04 o jovem evangeliza  jovens, é um grupo que pertence ao chamado Movimento da Juventude-Capuchinha. O grupo tem nomenclaturas próprias. O termo "Capítulo" é utilizado para denominar o retiro anual do TAU-04, porta de entrada para que a juventude comece a fazer parte oficialmente da "Fraternidade", nome dado para cada grupo.  

A missa de encerramento do II Capítulo de Marau aconteceu na Comunidade Santa Lúcia, reunindo mais de 450 pessoas, entre elas: pais, amigos e familiares dos retirantes/capitulares. Além da calorosa acolhida e participação da comunidade local. 

O Capítulo oportunizou aos jovens uma experiência de fé em Jesus Cristo e de encontro com a Palavra de Deus, através do exemplo e da espiritualidade de São Francisco de Assis. Ao término do Capítulo os jovens estavam mais vibrantes, emocionados, animados e alegres com a experiência proporcionada a eles. Fica sempre a gratidão a cada pessoa que de uma forma ou de outra colaboram com o TAU-04. 

 

TESTEMUNHOS

Concederam entrevista ao nosso site, três jovens que participaram do II Capítulo do TAU-04 em Marau. Abaixo você acompanha na íntegra cada diálogo. 

Josiane Quadros Joner, 15 anos: desempenhou o papel de mestra / coordenadora deste II Capítulo, integra o TAU-04 de Marau. 

Foi solicitado para Josiane partilhar como foi, para ela, a experiência de participar deste II Capítulo sendo mestra e o que significa o TAU-04 em sua vida. A jovem nos respondeu: "Fiquei muito feliz em ser mestra, pois foi mais um aprendizado muito importante na minha vida. É muito legal interagir com os jovens e ver o sorrisão deles ao estarem participando desse movimento lindo. Fiquei bem nervosa, achei que não ia conseguir, mas o tempo foi passando e os (as) guardiães, como chamamos os adultos que acompanham e fazem parte do TAU, e os Freis me ajudaram. Quando eu pisquei, o final de semana já tinha acabado e tudo deu certo. Percebia que os jovens estavam gostando, se divertindo e entendendo a mensagem que queríamos transmitir. O TAU-04 representa muito, foi aí que eu aprendi a buscar forças para lutar. Sei que com os jovens do TAU eu posso contar a todo momento e neles eu posso confiar. É uma base em minha vida, é uma alegria, um aprendizado."

Larissa Mazine Miorando, 13 anos: participou pela primeira vez no Capítulo, integra o TAU-04 em Marau.  

Foi solicitado que Larissa partilhasse suas percepções sobre o Capítulo, suas expectativas agora que já faz parte do TAU-04 e como ela descobriu o grupo, ela comentou o seguinte: "Participar do Capítulo foi uma experiência única. Foram 2 dias incríveis de amizades novas, pensamentos novos e muita coisa boa. Confesso que eu não tinha certeza se ia gostar, estava bem pra baixo, mas depois desse Capítulo meus pensamentos mudaram! 

Agora que faço parte do TAU-04 eu sei que vai ser uma coisa muito boa pra minha vida e vou aprender muitas coisas novas, experiências novas! Descobri o TAU por meio de um amigo que me indicou, Hictor Triches. Ele já fazia parte e me falou sobre o grupo. Com o Capítulo fiquei sabendo mais coisas sobre esse grupo incrível. Sobre o final de semana que tive, posso dizer que foi uma experiência única, sou muito grata por tudo!" 

Emanuelli Salvi De Ramos, 17 anos: participou pela primeira vez no Capítulo, integra o TAU-04 em Nicolau Vergueiro. 

Foi solicitado que Emanuelli também partilhasse suas percepções, sobre o Capítulo, as expectativas agora como integrante do TAU-04 e como ela foi convidada para este momento. A jovem disse: "Participar do II Capítulo do TAU-04 em Marau foi um privilégio e uma alegria muito grande para mim, uma experiência realmente inesquecível. Foi um final de semana cheio de surpresas, emoções, reflexões e novas amizades.

Minhas expectativas é que agora que participei eu possa ajudar e incentivar  aqueles que vão começar, e continuar firme com muita fé junto aos meus irmãos e irmãs de Nicolau Vergueiro. Fui convidada pelo Frei Antério e pela Kátia, que é guardiã no TAU, como já conhecia o grupo,  minha resposta foi "SIM", imediatamente! Hoje me sinto muito feliz em fazer parte da Família TAU-04!".

 

Thaís Soares Mignoni, 17 anos: participou pela primeira vez no Capítulo, integra o TAU-04 em Santa Maria. 

Perguntada sobre suas percepções do Capítulo e qual a colaboração deste momento no processo de fundação do TAU-04 em Santa Maria, Thaís respondeu: "Quando fui convidada a participar do Capítulo em Marau, primeiramente foi um pouco assustador saber que eu era uma das mais velhas da minha cidade a participar, porém, depois que eu cheguei lá todo mundo foi muito acolhedor e eu acabei fazendo muitas amizades. Toda essa experiência me fez ficar muito animada em participar ainda mais do TAU, ajudar na fundação em Santa Maria e poder acolher os outros como eu fui acolhida."

 

 

Colaborou na notícia: Frei Evaldo Valdir de Freitas - mestre de noviços e orientador espiritual do TAU-04 de Marau. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário