No dia 1° de junho de 2019, na Casa de Formação Divino Mestre, em Santa Maria - RS, aconteceu a terceira reunião de implantação da Fraternidade do TAU 04 - Testemunhas do Amor Universal de Francisco de Assis - na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Durante o encontro, que contou com a presença do Frei Bruno Agostineto (orientador espiritual do TAU 04 no Rio Grande do Sul), foi abordado, sobretudo, o assunto do Capítulo/Retiro do TAU 04. Neste ano 10 jovens da Paróquia de Santa Maria, juntamente com três casais de guardiães e o orientador espiritual local, participarão do Capítulo que será realizado nos dias 31 de agosto e 1° de setembro de 2019, juntamente com a Fraternidade do TAU 04 de Marau e Nicolau Vergueiro. Após a reunião foi realizado um jantar de confraternização entre os participantes.
Os encaminhamentos para a implantação do movimento juvenil franciscano-capuchinho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Santa Maria foram iniciados ainda no final de 2017. Com a chegada do frei Cristian Martins Almeida na cidade, foi apresentada a possibilidade de se iniciar um grupo de jovens na Paróquia Fátima, o qual deveria atender a faixa etária dos 12 aos 17 anos. Pensou-se então a possibilidade de fundar o TAU.
No ano de 2018 foi realizada uma primeira tentativa, pelo frei Cristian e alguns jovens e adultos, porém depois de alguns esforços, frente a empecilhos, não se obteve grande êxito. A decisão foi de colocar o projeto em modo de replanejamento por alguns meses.
No final de 2018, com a chegada do frei Rafael Candinho Botelho, foi iniciado o replanejamento. Em 2019 os freis Cristian e Rafael começaram a encaminhar novamente o projeto que agora está seguindo de forma rápida.
Atualmente foi nomeado como orientador espiritual local do TAU 04 de Santa Maria o frei Rafael. O religioso conta ainda com o apoio direto dos demais freis da Paróquia e, principalmente, das seguintes lideranças paroquiais, que são denominadas de guardiães: Nara Simone de Sousa Groni e Wunibaldo Groni, Maiandra Judith de Quadros Ferreira e Daniel Marchiori Damião, Marco Antônio Diogo Ferreira e Adriana Ferreira, Lize Maria Cardoso Calvano e Fabiano Soares Pinto, Maria Aparecida Dornelles de Lima, Ricardo Bemfica Steffen e Gerusa Pauli Kist Steffen.
O projeto conta ainda com o apoio total do pároco, Frei Eudes Ângelo Capellari, que destaca a importância da fundação do movimento TAU 04 na Paróquia. Nas palavras do pároco o grupo vem para "reanimar os ânimos da vida paroquial, principalmente da juventude que está por finalizar a catequese".
Já o frei Rafael Candinho Botelho destaca: "O TAU 04 possui grande importância no processo de renovação e fortalecimento da missão e presença da família franciscana de Santa Maria, principalmente na Fraternidade local dos Freis Capuchinhos".
O TAU 04 é um grupo de jovens que pertence ao Movimento da Juventude Capuchinha. O grupo é destinado, de modo geral, a jovens da faixa etária dos 12 aos 16 anos que estejam ou tenham concluído a catequese. Seu objetivo é proporcionar aos jovens uma experiência fraterna e eclesial, despertando neles o espírito de liderança e favorecendo o cultivo das virtudes humanas e cristãs a partir do carisma franciscano - capuchinho.
O TAU 04 possui uma nomenclatura própria, inspirada nas denominações franciscanas. Por exemplo: o grupo é denominado de "Fraternidade"; os adultos que participam são chamados de "guardiães"; o retiro anual é chamado de "capítulo"; os jovens que vão participar do Capítulo são chamados de "noviços/as"; os jovens que já participaram do Capítulo são chamados de "irmãos/ãs"; o frei que acompanha uma fraternidade, ou mais, é chamado "orientador espiritual".
O TAU04 hoje está presente nas seguintes paróquias do Rio Grande do Sul: Imaculada Conceição - Caxias do Sul, Nossa Senhora de Lourdes - Flores da Cunha, Nossa Senhora Medianeira - Barros Cassal, Santa Teresinha - Nicolau Vergueiro, Cristo Rei - Marau, Nossa Senhora de Fátima - Santa Maria (em fase de implantação).
Critérios básicos para implantação do TAU 04:
1) A Paróquia deve estar sob responsabilidade e receber atendimento dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul;
2) O Pároco e o Conselho de Pastoral Paroquial devem estar de acordo em dar pleno apoio ao projeto;
3) É necessário entrar em contato com o orientador espiritual do TAU 04 em nível de Estado - que atualmente é o frei Bruno Agostineto - o qual visitará a paróquia e apontará os encaminhamentos a serem realizados pela mesma.
Entre em contato pelo email: [email protected]
A sigla TAU 04 possui o seguinte significado:
Paz e bem!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Comunicação RS (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)