Um grupo de profissionais e membros da comunidade de Marau, planeja reforma e restauração na parte interna da Igreja Cristo Rei de Marau (RS), sede da paróquia. O local, que é um dos pontos turísticos do município, recentemente realizou reformas na parte externa do templo.
Frei Miguel de Biasi, pároco, revela que a intenção e reaver parte da arquitetura original. “ Temos um patrimônio relevante na cidade que é identidade da comunidade de Marau. Precisamos resgatar este símbolo que faz parte de muitos habitantes, e ilustra cartões postais. Preservar e cuidar da memória e restaurar dos templos e construções é umas das obrigações de nosso tempo e garantir a memória para as gerações futuras”, Explica o Pároco.
A comissão que planeja a reforma, reúne-se uma vez por mês para debater o tema. O arquiteto Marcelo Nedeff, que participa da comissão explica: “ para iniciarmos um processo de resgate da história, precisamos buscar elementos que compuseram o templo, por isso a comissão conclama às pessoas que relatem suas memórias e mesmo que possuem imagens fotograficas e objetos, como partes do altar, via-sacra e objetos que compuseram a historia do tempolo”, explica Nedeff.
O material coletado depois de passarem por seleção criteriosa, serão copiadas,estudadas, restaurados com os envolvidos no projeto e especialistas. A intenção da comissão é a busca do mais próximo do original e para devolver ao templo sua originalidade.
Os objetos e fotografias podem se rentregues na secretaria da paróquia Cristo Rei, em Marau.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. São Boaventura)