Tamanho do Texto:
A+
A-

Casa Fonte Colombo recebe visita de jovens missionários

23/07/2015 - 11h04
Os jovens tem a proposta de evangelizar através da convivência com pessoas que vivem com Aids, população carcerária, moradores de rua e recicladores da cidade de Porto Alegre

Na semana de 20 a 23, cerca de 50 jovens de dioceses do Rio Grande do Sul participam em Porto Alegre da Semana Missionária promovida pela Serviço de Evangelização da Pastoral da Saúde do regional Sul 3.

 

Os jovens  tem a proposta de evangelizar através da convivência com pessoas que vivem com Aids, população carcerária, moradores de rua e recicladores da cidade de Porto Alegre.

 

Na quarta-feira, 22 de julho, os missionários foram divididos em seis grupos. Cada grupo passou o dia em seis realidades diferentes, e visitaram a Casa Fonte Colombo, Presídio com acompanhamento da Pastoral Carcerária, Vila dos Papeleiros, Ilha dos Marinheiros,  Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, Lomba do Pinheiro e a Obra Social Padre Pedro Leonardi, no bairro Restinga.

 

O primeiro grupo de jovens acolhido na Casa Fonte Colombo presenciou os serviços prestados aos usuários e conheceu mais sobre a epidemia da Aids em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil e mundo. Estes jovens conviveram com as pessoas soropositivas, acompanharam os atendimentos, auxiliaram na acolhida, na refeição, na higiene pessoal e realizaram um momento especial de espiritualidade. Para Felipe, missionário de Canoas, se surpreendeu ao ver que as pessoas não eram magras como o Cazuza. Ficou triste por saber que pais de família estão desempregados e precisam sustentar seus filhos. 

 

Cristiane Marins, secretária da Casa Fonte Colombo, relata a importância desta convivência entre os jovens e as pessoas vivendo com HIV e Aids. "É preciso conhecer a realidade, saber o que as pessoas com Aids sentem, como vivem, suas dificuldades e suas superações. E os jovens precisam ter atitudes preventivas, pois os casos de aids têm aumentado entre jovens de 15 a 29 anos, alerta Cristiane".

 

Até sexta-feira, mais dois grupos visitarão a instituição, e um deles terá uma experiência diferenciada dos demais. Eles participarão da Ação Comunitária de Incentivo ao Diagnóstico Precoce HIV na Vila Maria Conceição, em Porto Alegre.

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Cristiane Saraiva Marins (Frat. Fonte Colombo)

Deixar um comentário