Iniciada em março de 2017, a Oficina de Violão oferecida no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Casa Brasil busca, além de ensinar sobre o instrumento, aproximar os jovens das músicas populares.
Segundo a coordenadora da Casa Brasil Cristiane Ferreira, as crianças e adolescentes escutam muita música, mas com a oficina de violão elas se tornam apreciadoras desta arte: “A música sempre fez parte da vida das crianças e adolescentes que frequentam a Casa Brasil, mas a oficina de violão vai além de ensinar a parte técnica da música, resulta em desenvolver a sensibilidade deles, ajudando eles a se expressarem.”
O oficineiro responsável pelas oficinas, o músico e compositor Márcio Borges, explica que através das canções pedidas pelas crianças e adolescentes são construídas as aulas e os desafios: “Percebo um envolvimento muito grande das crianças e adolescentes. Já o nosso repertório é escolhido pelos acordes que eles aprendem, depois vemos qual é a mensagem da canção. Os maiores pedidos são de canções gospel e nativistas. Mas sempre andamos por outros estilos, privilegiando os temas das músicas.”
Resultado deste trabalho é a evolução do Kevin Lemes da Silva, de 13 anos, que conta sobre sua grande evolução no instrumento: “Aprendi primeiro com meu pai, mas aqui na Casa Brasil estou tendo muita evolução, e estou gostando muito.”
As oficinas de violão acontecem todas as sextas-feiras na Casa Brasil, atendendo crianças e adolescentes do serviço nos turnos da manhã e tarde.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Daniele Mazzuchini (Lefan - Sede)