Nasce mais um serviço de assistência social, oriundo de um contrato de prestação de serviços entre a Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados - Lefan, mantido pela Associação Literária São Boaventura e Editora São Miguel – pertencente aos freis Capuchinhos, e o Município de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS).
Trata-se da implantação e execução de serviço de acolhimento institucional denominado Residência Inclusiva Santa Clara de Assis, que será inaugurado no dia 08 de agosto, às 11 horas (Rua Florindo Frizzo, 1449 - Bairro Desvio Rizzo), em Caxias do Sul. O novo serviço visa atender jovens e adultos, com deficiência e maiores de 18 anos, em residência inclusiva. O espaço tem capacidade para acolher até seis pessoas, sendo que no momento as vagas estão preenchidas.
O grupo é composto por quatro homens e duas mulheres, com média de idade de 21 anos. Para o coordenador da Lefan, frei Jaime Bettega, “esta era uma necessidade em Caxias, pois não existia um local apropriado para estas pessoas que deixaram de ser adotadas, especialmente em função da deficiência, idade ou por preconceito, mas que não devem ficar à margem da sociedade, pois possuem talentos e merecem o respeito da sociedade”, salienta o frei.
A casa é de propriedade do Município de Caxias do Sul, e foi adequada com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo uma reivindicação do Ministério Público. A Fundação de Assistência Social é responsável por repassar recursos financeiros para a entidade desenvolver este serviço. Porém, outros custos e necessidades não previstas, serão providenciados pela entidade através de eventos, doações de pessoas jurídicas e físicas, bem como recursos próprios oriundos das atividades da Editora São Miguel e Correio Riograndense.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Lefan - Legião Franciscana de Asistência aos Necessitados)