Inserida na comunidade do bairro Reolon e atendendo a região oeste de Caxias do Sul, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Casa Brasil oferece vários serviços para a comunidade além de atender crianças e adolescentes no período inverso da escola. Este trabalho teve destaque em uma pesquisa feita na comunidade, realizada pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis.
O Projeto “Casa Brasil e sua importância social para o bairro Reolon”, dos alunos Patrik de Oliveira Terres, Robert Dál Pra de Paula e Wallace Maurício de Oliveira da Silva, foi orientado pelo professor de História e Geografia Fernando Menegat. O projeto envolveu uma pesquisa que demostra os índices de satisfação dos usuários da Casa Brasil, englobando temas como a qualidade dos serviços prestados e atividades de maior interesse.
Menegat explica que “o objetivo desta pesquisa foi apresentar aos moradores do bairro Reolon e à comunidade caxiense a importância social da Casa Brasil para os alunos da escola que frequentam o serviço”. O aluno Wallace, de 13 anos, que participa das atividades da Casa Brasil e integra o grupo pesquisador, conta como foi esta experiência: “Foi uma satisfação fazer esse trabalho para mostrar que aqui no bairro tem muita vulnerabilidade e, por isso, existe a Casa Brasil para ajudar as crianças e adolescentes a não se envolverem com coisas ruins.
Esta pesquisa também foi premiada na VIII Mostraseg da Universidade de Caxias do Sul com o Prêmio Inclusão Social Ensino Fundamental e na V Mostra Iftec do Instituto Federal –Campus Caxias do Sul com o 1º lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas do Ensino Fundamental.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Daniele Mazzuchini (Lefan - Sede)