Os Freis Capuchinhos responsáveis pela Paróquia Nossa Senhora de Soledade que há 80 anos atuam no município receberão da Câmara de Vereadores a “Comenda Botucaraí”.
A Comenda Botucaraí, é uma honraria instituída pelo município, concedida as pessoas que prestaram significativos trabalhos voltados ao social e profissional de Soledade.
O título foi aprovado por unanimidade no Legislativo através do Projeto de Decreto Legislativo 06/2016, de autoria dos vereadores Jussara Mello Batista (PP) e José Dionei Quevedo Portella (PSDB) durante sessão ordinária.
De acordo com a justificativa dos edis, trata-se de uma honraria para prestar o reconhecimento aos serviços prestados pelos frades à Soledade.
Há 80 anos em Soledade, os Capuchinhos foram responsáveis pela educação de milhares de crianças e jovens no Ginásio São José e na já extinta Escola Técnica de Comércio Frei Clemente.
Além disso, eles foram os criadores do Hospital de Caridade Beata Gema Galgani, que posteriormente mudou sua nomenclatura para Hospital de Caridade Frei Clemente.
A Paróquia Nossa Senhora de Soledade que é coordenada pelos Capuchinhos, atende a 36 comunidades da cidade e do interior no processo de evangelização.
Criaram juntamente com a comunidade as Pastorais da Saúde, Carcerária, Familiar, Cáritas, da Juventude e da Criança.
São 65 anos na direção da Rádio Cristal e 25 anos na Rádio Maisnova. Hoje, são quatro frades capuchinhos atuando no município soledadense.
Frei Geraldo Paludo, diretor geral da Rádio Cristal, Frei Vergelino Richetti, auxiliar de Pastoral da Paróquia, Frei Gabriel Cavalli, vigário e Frei Alcides Cantídio Soares pároco da Paróquia Nossa Senhora de Soledade.
A data de entrega da Comenda ainda não foi definida pelos edis.
Ouça a entrevista com o vereador autor da proposta, José Dionei Quevedo Portella (PSDB)
Fonte: http://www.redesul.am.br/
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Gabriel Francisco Cavalli (Frat. Nossa Senhora da Soledade)