No feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, os Freis Capuchinhos que residem e atuam nas cidades gaúchas de Santa Maria e Ijuí realizaram um encontro para partilhar as experiências pastorais e também fortalecer alguns dos mais importantes pilares do carisma franciscano-capuchinho: a fraternidade e a missionariedade.
O encontro foi realizado na cidade de Ijuí. A acolhida fraterna e o café da manhã deram início às atividades do encontro. Na sequência, os freis de Ijuí apresentaram um pouco da estrutura do Convento e da Paróquia São Geraldo Magela aos freis de Santa Maria. A Paróquia São Geraldo está passando por reformas no espaço litúrgico. O restante do encontro foi realizado no sítio da Família Hermann, família esta que integra a Paróquia São Geraldo.
No sítio foi realizada uma celebração eucarística, na qual se deu destaque à meditação da fala que o papa Francisco direcionou, no final de 2018, aos Freis Capuchinhos, por ocasião do Capítulo Geral da Ordem. Após a celebração foi realizado um momento de convivência alegre e fraterna, bem como um especial almoço, preparado pela família que acolheu os freis. Na parte da tarde os freis de Santa Maria retornaram para sua cidade. Esteve presente no encontro, representando o Conselho de Pastoral da Província, o frei Edson Gilberto Cecchin que é também paróco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha, RS.
Este encontro está previsto no Planejamento Provincial dos Capuchinhos do RS, para o triênio 2017-2020. A ideia é que ao menos duas vezes por ano, os freis, das diferentes regiões pastorais da província, se encontrem e partilhem um pouco da caminhada que estão vivenciando e fortaleçam os vínculos fraternos entre si. Ao longo do ano, freis de outras cidades promoverão encontros semelhantes a este narrado.
A Fraternidade Santa Maria - que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria - é composta pelos freis: Cristian Martins Almeida, Darci Trucolo, Eudes Angelo Capellari, Gaphené Ilasma, Rafael Candinho Botelho, Rodrigo Antunes de Lima, Valdir Pretto e Wood Lubin. Esta fraternidade abrange também a Casa de Formação Divino Mestre, na qual residem os freis que estudam filosofia.
A Fraternidade São Geraldo Magela - que atua na Paróquia São Geraldo, em Ijuí - é composta pelos freis: Eduardo Luís Canali, Gilmar Gonçalves de Azevedo e Lauvir José Secco.
Paz e bem!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)