Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos serão homenageados na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

24/05/2016 - 09h08
Os 120 anos de presença e atuação dos freis Capuchinhos no RS serão reconhecidos pela comunidade caxiense

Nesta terça-feira (24), às 19h30min, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Rio Grande do Sul será homenageada durante Sessão Solene, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, pelos 120 anos da chegada dos primeiros freis franceses em solo gaúcho. A proposta é da vereadora Denise Pessôa (PT), que pretende ressaltar a atuação dos freis em áreas reconhecidas pelos caxienses, como na assistência social, comunicação, empreendedorismo e evangelização. Para o provincial, frei Cleonir Dalbosco, “receber esta homenagem significa olhar para trás e reconhecer que, desde o início, a semente da espiritualidade e do desenvolvimento das comunidades, em diferentes setores, foi uma constante”.

 

A chegada dos primeiros capuchinhos para formar uma fraternidade em Caxias do Sul deu-se em 18 de dezembro de 1939. Meses antes, vários freis, tendo à frente frei Pacífico de Bellevaux, já dirigiam o primeiro grupo de seminaristas diocesanos, antes de ocuparem as novas instalações do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Quase ao final de 1939 ficou pronto o primeiro convento dos capuchinhos do bairro Rio Branco, que acolheu a primeira fraternidade, com inauguração oficial em 1º de janeiro de 1940.

 

Em 24 de julho de 1942 é assinado o decreto de criação da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, cuja sede no Rio Grande do Sul foi transferida de Garibaldi para Caxias do Sul. A Paróquia Imaculada Conceição é instalada em 8 de dezembro de 1949. Em 7 de maio de 1952 iniciam as operações do Correio Riograndense e Editora São Miguel em Caxias do Sul. Em 4 de outubro de 1967 e de 1977 são inauguradas, respectivamente, as emissoras São Francisco AM e FM.

 

A relação dos capuchinhos com comunidade caxiense está amplamente ligada ao atendimento espiritual realizado através da Paróquia Imaculada Conceição do bairro Rio Branco e suas quase 30 comunidades, e ao desenvolvimento de projetos sociais comandados pela cinqüentenária Legião Franciscana de Assistência ao Necessitados – Lefan, apoiados por veículos de imprensa, a editora e gráfica, Calendário Antoniano, Museu dos Capuchinhos e, há poucos meses, pela Cantina dos Frades.

 

Os 120 anos estão sendo celebrados ao longo deste ano com uma variada programação religiosa, atividades, eventos e homenagens, entre elas, no Senado Federal e Assembleia Legislativa (março) e Câmaras de Vereadores de alguns municípios onde os Capuchinhos realizam um exemplar trabalho, além de Caxias do Sul, em Marau, Garibaldi Bagé, Vila Flores. (abril) e Vacaria (setembro). Bagé, Vila Flores.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário