A 28ª Romaria ao Eremitério Frei Salvador, será realizada em Flores da Cunha (RS), no dia 26 de maio, quando a Igreja Católica celebra Corpus Christi - a Festa da Eucaristia e a Diocese de Caxias do Sul a sua padroeira, Nossa Senhora de Caravaggio. O tema escolhido para permear todas as atividades foi “Misericórdia: novo nome da caridade de Frei Salvador”, baseado no Ano da Misericórdia, instituído pelo papa Francisco. A programação da Romaria vem sendo realizada desde 14 de maio, quando iniciaram os 12 encontros inspirados no livreto Doze dias com Frei Salvador para alcançar graças e milagres (prosseguem até o dia 25, sempre às 18 horas, na Igreja Matriz).
A Romaria será antecedida pela missa campal, celebrada pelos freis, às 9h30min, devendo lotar a nova praça central de Flores da Cunha, que estará com as ruas próximas decoradas com os tradicionais tapetes, confeccionados com a utilização de serragem colorida pelos moradores, prefeitura e diversas entidades locais. Ao meio-dia, ocorre uma confraternização com o almoço partilhado, no salão comunitário. A partir das 13h30min, inicia a procissão ao Eremitério Frei Salvador, distante cerca de dois quilômetros do centro da cidade, com orações, cantos e reflexões sobre a vida e o legado deixado por Frei Salvador. Chegando ao local, será celebrada uma missa com bênção da saúde, dos pães, das mudas de hortaliças e de sementes, que serão distribuídas aos romeiros, gesto que recorda uma das principais práticas comunitárias do considerado hoje, Servo de Deus.
Nesta edição, além dos romeiros da Região haverá a presença do postulador italiano da Causa de Beatificação de Frei Salvador, frei Carlo Calloni. A expectativa da comissão organizadora, do postulador local, Dom Ângelo Salvador, do pároco de Flores da Cunha, frei Valdivino Salvador, assim como do provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, frei Cleonir Dalbosco, e demais freis que estão celebrando os 120 anos de presença dos Capuchinhos no RS, é de que o postulador traga de Roma boas notícias do andamento do processo de beatificação de Frei Salvador, iniciado em 1977 e retomado em 2011.
Atualmente, a Romaria acontece simultaneamente à solenidade de Corpus Christi, por três razões: Frei Salvador foi excepcional devoto da Eucaristia; morreu na véspera dessa festa (em 1979) e por ter sido o primeiro Ministro Extraordinário da Eucaristia da Paróquia de Flores da Cunha, nomeado pelo bispo, em 1970.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)