Nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2017, os Ministros Gerais: Marco Tasca, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Michael Perry, dos Franciscanos Observantes, e Mauro Jöhri, dos Franciscanos Capuchinhos estarão reunidos em Madrid, para dar um passo para a unidade da família franciscana.
Jesús Torrecilla, que coordena a Comunidade acadêmica ESEF, explica em comunicado que o encontro surgiu a partir de uma conversa com o Papa Francisco, no ano passado, que questionou os Ministros Gerais, em Assis. Ele disse "porque vocês ainda não estão unidos?". Os organizadores salientam que o clima atual favorece o diálogo inter-franciscano e que o espírito de família franciscana cria, cada vez mais, iniciativas nesse sentido do diálogo.
O congresso quer trazer uma reflexão espiritual da realidade de grupos franciscanos que aspiram e querem construir uma história comum, da família e da humanidade. Os Ministros Gerais afirmam: “queremos ser, de modo especial, os ministros irmãos que se ajudam. Isso nos torna realmente irmãos“.
“Não sabemos o que se passou ao longo dos séculos. Se os ministros criaram fatos pelas notícias, fotografias e informações para história, porém acreditamos que este evento trará à tona o que temos em comum, e será importante para criarmos uma perspectiva de uma caminhada comum”, finalizou Torrecilla.
Com informações e tradução da CCB/ESEF/Madrid - Frei João Carlos Romanini (Capuchinhos do RS) e Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de SP)
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)