No dia 16 de julho, aconteceu na sala de reuniões da Seção de DST/Aids/RS, o encontro da coordenação do GT Aids e Religião RS para avaliação dos eventos realizados em Caxias do Sul e Passo Fundo. Também foi realizado o planejamento do Seminário que acontecerá no dia 26, contemplando Rio Grande e Pelotas. Em Santa Maria e Porto Alegre ainda não foram definidas as datas.
A equipe avaliou como positivo os encontros de Caxias do Sul e Passo Fundo. Houve envolvimento da gestão local, das matrizes religiosas e das organizações da sociedade civil que atuam localmente. Cada um dos Municípios fez uma boa leitura sobre a epidemia e sobre a resposta a mesma, bem como avaliou e planejou ações conjuntas para os próximos meses.
A Coordenação avaliou também a necessidade de respeitar a realidade local e a capacidade de flexibilizar a programação e metodologia de trabalho. Foram considerados para continuidade do processo desafios que ficam tanto para gestão, como para a sociedade civil, bem como para as matrizes religiosas. A equipe está avaliando como será a melhor forma de dar continuidade e monitorar o processo que vem se organizando.
Frei Luiz Carlos Lunardi representa a religião católica neste GT, partilhando a caminhada e a experiência adquirida pela Pastoral da Aids e da Casa Fonte Colombo nas áreas de prevenção, acompanhamento às pessoas que vivem e convivem com HIV e Aids.
Mais informações no Blog http://gtaidsereligiaors.blogspot.com.br/
por Cristiane Marins (POAL - Frat. Fonte Colombo - 17/07/2014)
Fonte:
Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Eduardo Pazinatto (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)