Levar alegria para crianças que convivem com o vírus do HIV, essa foi a proposta da Casa Fonte Colombo com a Festa do Dia das Crianças, realizada nos dias 05 e 06 de outubro. Além da tradicional distribuição de presentes, a festa contou com uma comida bem saborosa, bolo, palhaços, brincadeiras e teatro para homenagear os pequenos que participam da Casa. Mais de 60 crianças circularam pelos corredores da casa nos dois dias de festa.
Já os adultos e acompanhantes tiveram a oportunidade de debater suas ideias nos cinco grupos temáticos formados. Entre os temas abordados, que incentivam o cuidado e proteção ao núcleo familiar, estavam a relação entre pais e filhos, como trabalhar o assunto das drogas e sexualidade dentro do lar, como informar sobre a contração do HIV, combate à violência e finalizando os temas dos grupos, debate sobre o tempo que os pais dedicam à televisão e não aos filhos. Todos os temas propostos para os grupos de trabalho foram demandas geradas pelos próprios usuários da Casa.
Segundo a organização do evento, foram distribuídas mais de 100 cestas básicas para as famílias, cerca de 60 crianças estiveram presentes e, em torno de 170 pessoas, entre voluntários, usuários da casa e funcionários foram envolvidos na festa. Mas a maior satisfação, segundo os trabalhadores da Casa, foi ver a expressão de alegria no rosto dos pequenos.
Elaborado por: Vinícius Casco, estudante de Jornalismo da Unisinos
por Cristiane Marins (POAL - Frat. Fonte Colombo)
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Eduardo Pazinatto (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)