A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre iniciou no dia 11 de abril de 2023, o processo de imunização contra Monkeypox (Mpox) dos públicos definidos pelo Ministério da Saúde. Na primeira etapa, serão atendidas exclusivamente as seguintes pessoas vivendo com HIV: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. De acordo com estimativa do MS, serão destinadas para a Capital 236 doses para esse grupo.
Pessoas que possuem essa indicação poderão buscar o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Santa Marta, na rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber a imunização, será necessário comprovar o status imunológico com resultado de exame com data de até seis meses.
Mais informações sobre a Vacinação em Porto Alegre:
O que é? A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox.
Sintomas principais: Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais.
Outros sintomas frequentes: Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. Todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.
Como é transmitida? A Monkeypox é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Como prevenir? Fazendo o uso de máscaras e higienizando as mãos.
O que fazer se você sentir os sintomas? Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)