A bibliotecária do Museu dos Capuchinhos (MusCap) Clarissa Afonso da Silveira, participou, no dia 9 de outubro, do Minicurso " Marcas de proveniência bibliográfica: identificação, análise e pesquisa", ministrado pelos professores Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo e Ms. Stefanie Cavalcanti Freire, da UNIRIO. O minicurso, promovido pelo Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), foi realizado no auditório Machado de Assis, na Fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
O curso tratou da importância de identificar, analisar e pesquisar nos exemplares de obras raras a proveniência, ou seja, as marcas que mostram a história daquele exemplar, desde a sua impressão e encadernação, a quem ele pertenceu, por onde ele passou e onde essas marcas podem se localizar dentro do exemplar. Além das marcas também se reconheceu e analisou os diferentes tipos de dedicatórias, se diferenciou uma dedicatória formal de uma afetiva e se identificou os diferentes elementos que podem compô-la.
A biblioteca do Museu dos Capuchinhos possui 23 acervos inseridos na base de dados do PLANOR e, para que esse trabalho seja aperfeiçoado, é fundamental que a equipe do MusCap participe, sempre que possível, dos eventos de formação e aperfeiçoamento organizados pelo PLANOR, que têm a importante parceria da Fundação da Biblioteca Nacional.
Uma curiosidade: hoje é dia 29 de outubro, data em que é celebrado o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida justamente como homenagem à data da fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810.
Fotos; Livro da Coeleção de Obras Raras do MusCap
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Biblioteca Museu Capuchinhos (Muscap)