A assinatura da Carta de Paris é um compromisso assumido pelo Governo do Estado do RS (15 municípios prioritários), com as Políticas Públicas estaduais em HIV/Aids e com o Comitê Interferderativo de Combate à Epidemia no RS.
A Declaração de Paris foi resultado de uma iniciativa lançada no Dia Mundial de Luta contra a AIDS de 2014, chamando prefeitos de todo o mundo para firmarem o compromisso de Acelerar a Resposta para o fim da epidemia de AIDS em suas cidades. Entre os compromissos da Declaração de Paris está o alcance das metas 90-90- 90 da UNAIDS, o que significa ter, até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV sabendo que tem o vírus, 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento antirretroviral; 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável, além de Zero Discriminação. Desde então a UNAIDS tem trabalhado para que cada vez mais cidades se comprometam com esta importante iniciativa.
Para Georgiana Braga Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil, os avanços científicos, o ativismo da sociedade civil e o compromisso político para alcançar objetivos comuns são fundamentais para controlar e/ou eliminar a epidemia de AIDS no mundo até 2030.
Na oportunidade, membros das Organizações da Sociedade civil estavam presentes.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)