Frei Mateus Bento, capuchinho que pertece à Pastoral Indigienista da Arquidiocese de São Paulo, nos apresenta, a partir de uma carta emitida pela pastoral, uma realidade que demanda nossa atenção neste período de Covid-19:
Na grande São Paulo há realidades de povos em aldeias que estão em isolamento social durante a pandemia, o que dificulta a chegada de doações e trabalho de entidades que colaboram com a alimentação dos indígenas;
Há grupos de indígenas que vivem no contexto urbano, em bairros da periferia. Muitos indígenas sobrevivem da venda de artesanato que produzem, palestras e visitas, oficinas e visita de grupos escolares. Mas neste momento não conseguem sair para oferecer seus produtos para venda nem receber em suas comunidades / bairros as pessoas.
Alguns indígenas sobrevivem do trabalho informal, como diaristas, pedreiros, cozinheiros, vendedores ambulantes e outros. Neste momento também impedidos de trabalharem.
Por isso, estamos iniciando uma campanha para arredação de fundos a fim de proporcionar a segurança alimentar e sanitária a estes indígenas onde conhecemos a realidade e necessidades existentes.
É momento de solidariedade entre todos os povos. Se puder colaborar com os indígenas, pedimos a doação em dinheiro para que possamos comprar, higienizar e entregar alimentos e produtos de higiene e limpeza aos indígenas, tomando todos os cuidados necessários para evitar contágio do COVID-19.
Banco Bradesco Ag. 0614 - CC: 065070-6
Pastoral lndigenista
Mitra Arquidiocesana de São Paulo CNPJ: 63.089.825/0001-44
Favor enviar comprovante para whatsapp: 11 97953-3684 – Frei Mateus ou e-mail: [email protected]
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)