Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Humiles Valgas comemora, no Amazonas, 60 anos de Vida Religiosa

29/08/2016 - 15h16
O Capuchinho de São Paulo, que vive em missão desde meados de 1970 no Amazonas, recebeu a visita de três frades de sua Província de origem.

Aconteceu, no dia 4 de agosto, na cidade de Tabatinga-AM, missa em comemoração pelos 60 anos de vida religiosa de Frei Humiles Valgas. Frei Carlos Silva, Frei Rosinaldo Alves e Frei Arnaldo Begnami foram até a cidade para participarem das comemorações.  

Os Fades viajaram alguns dias antes da celebração do jubileu, para conhecerem a realidade da Custódia do Amazonas e Roraima. Ali, puderam constatar as dificuldades das famílias ribeirinhas e a importância da presença e trabalho missionário dos Frades Capuchinhos, naquela região. “Fomos bem acolhidos e recepcionados. Levaram-nos para conhecer as diferentes áreas de trabalho e onde os frades estão atuando”, conta Frei Arnaldo.


A celebração eucarística aconteceu na comunidade São Francisco de Assis. A missa comemorativa foi presidida por Frei José Carlos Maria, Custódio do Amazonas e Roraima, e Frei Carlos Silva, Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo. 

Frei Humiles contou, em seu agradecimento, que por volta de 1970 recebeu convite de um frade, que residia no Amazonas, para que se mudasse para o Norte. Frei José Carlos Corrêa Pedroso, então Provincial, autorizou sua ida missionária. Desde então, o frade permanece lá realizando atendimentos pastorais e trabalhando na evangelização do povo.  

A cidade de Santo Antônio do Içá recebeu o frade que vinha de São Paulo. “No dia 23 de junho, dia de meu aniversário, fui celebrar na Comunidade São Domingos. Houve uma grande participação dos fiéis.”

A diferente realidade Amazonense já ficou evidente na primeira noite em que Frei Humiles dormiria ali, conta ele: “Durante a noite, entrou uma cobra surucucu no meu travesseiro, sem que percebesse. Dormi a noite toda e não aconteceu nada. Foi um verdadeiro milagre!”.

No dia 7 de agosto, na Paróquia Imaculada Conceição, cidade de Benjamin Constant, o Bispo da Diocese de Alto Solimões-AM, Dom Adolfo Zon, presidiu missa em homenagem a Frei Humiles.


Com informações e imagens de Frei Arnaldo Begnami.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)

Deixar um comentário