É sempre emocionante comemorar o aniversário de vida religiosa dos frades. Homens que doaram suas vidas para seguir Jesus, nos passos de São Francisco de Assis. É ainda mais especial quando são 60 anos de entrega. Há seis décadas Frei João Rodrigues Dias, Frei Odair Verussa e Frei Isaias Pereira de Almeida fizeram os seus primeiros votos religiosos de obediência, sem nada de próprio e castidade. Uma celebração hoje, na Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo - SP, recebeu familiares e amigos dos frades jubilandos que ao longo de suas vidas se empenharam no serviço ao próximo. A celebração foi presidida por Dom Frei José Soares Filho (Dom Egito) e concelebrada por Frei Carlos Silva, Ministro Provincial.
A alegria em dizer sim
Dom Egito recordou que se aproxima o nascimento de Jesus e que hoje é o dia da alegria, não só pela celebração do jubileu dos três frades mas pela liturgia da penúltima semana do Advento. No Evangelho de hoje, São João Batista vem anunciar a luz que está para chegar. "Sem a luz de Cristo estamos nas trevas. Quando estamos nas trevas tropeçamos e acabamos caindo. Na noite de Natal, Deus envia o seu Filho para iluminar as nossas vidas e o nosso mundo".
O bispo ainda falou dos preparativos para o Natal, onde as casas estão enfeitadas, mas que é fundamental acolhermos a luz que vem em nosso auxílio "preparando o nosso coração". Ele ainda fez um reflexo sobre o que o mundo secularizado entende por alegria: bens e prazeres efêmeros, que na verdade deveriam se basear unicamente em Deus, "que não passará jamais".
Segundo ele, uma das formas que muitos encontraram para viver a verdadeira alegria foi através da Vida Religiosa. Foi no movimento fundado por São Francisco de Assis que Frei João, Frei Odair e Frei Isaias foram buscar essa alegria e "no auge de sua juventude se prostraram diante do altar de Deus para seguir Jesus pobre e crucificado, nos passos do pobrezinho de Assis, o Francisco que tanto amamos", emocionado concluiu o bispo, que há mais de 30 anos foi recebido por um dos jubilandos quando iniciava a sua caminhada.
Após a homilia, os frades renovaram os seus votos onde pediram "com o auxílio de Deus, com as orações dos irmãos, ser fiel até a morte". Frei Carlos Silva, com os que participavam da celebração, estendeu a sua mão e fez uma oração pelos jubilandos. O Provincial encerrou cantando "eis-me aqui Senhor!"
Os tesouros da Província dos Capuchinhos de São Paulo
Frei Carlos falou um pouco sobre cada um dos três jubilandos. Frei Isaias, conhecido por muitos frades de todo o Brasil pois recepcionava os que vinham se hospedar em São Paulo, acolhedor e atento a cada detalhe; Frei Odair, um bom amigo para todos; e Frei João, obediente e presente em diversas necessidades, "um irmão que traz tranquilidade e serenidade".
Agradecer
O final da celebração foi o momento de agradecer. Frei Odair foi o primeiro e recordou os problemas de saúde que teve - há pouco mais de uma semana estava internado - agradecendo a Deus que teve misericórdia com ele, cuidando de sua vida e compreendendo suas faltas. Frei João Rodrigues Dias agradeceu aos familiares e amigos que viajaram de longe para participar deste momento. Frei Isaias disse que seria humanamente impossível falar sobre tudo o que viveu nestes 60 anos de caminhada. Ele fez memória do Frei Eraldo Bortoletto - falecido em junho do ano passado - , que também celebraria neste ano seu jubileu. O frade ainda agradeceu a Igreja, a Ordem e a Província dos Capuchinhos que o ajudam em sua vocação, e encerrou recordando a Palavra: "aquele que perseverar até o fim será salvo".
Após a missa houve uma recepção para os participantes no local.
Será publicado em nosso canal no Youtube um vídeo da celebração. Inscreva-se para ser notificado.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)