*Reportagem em vídeo disponível no final da página
Marinaldo Caetano de Jesus, 37, atualmente é guardião, ecônomo e responsável pelos bens culturais da Província dos Capuchinhos de São Paulo. À frente do Museu dos Capuchinhos em Piracicaba, Frei Caetano também conserva o dom e o gosto, principalmente nas festividades de fim de ano, de montar presépios.
Um ano após entrar no postulantado, foi convidado pelos frades da casa onde morava para montar o presépio da fraternidade. Desde então, vem sendo convidado para fazer a montagem em vários locais.
O pároco da igreja Imaculada Conceição em São Paulo, Frei Nilton César Groppo convidou Frei Caetano para montar o presépio da paróquia:
"Como também é proposta da província a valorização de cada frade e de seus dons pessoais, então surgiu a minha ideia de convidá-lo para realizar esse trabalho aqui na Paróquia. "
A proposta da montagem do presépio de natal foi levada ao conselho pastoral e foi aprovada.
“Desde quando ele iniciou o trabalho, as pessoas tem dado um bom retorno dizendo que gostaram e que é algo inovador”, afirma Frei Nilton.
Frei Caetano conta que prefere, em seus presépios, criar um ambiente mais natural. Dessa forma o presépio torna-se mais próximo da realidade, voltando para o espaço uma imagem mais bucólica, como aconteceu no presépio Paróquia Imaculada Conceição.
A história aponta São Francisco de Assis como o primeiro homem a montar um presépio. Na Vida do bem-aventurado Francisco, escrito de Tomás de Celano, o primeiro biógrafo de São Francisco, conta que enquanto o santo proclamava o Evangelho que falava sobre o verbo encarnado, havia a encenação do menino Jesus em uma manjedoura. Tudo foi montado de forma com que a população de Greccio, localizada a 100 km ao sul de Assis, no Vale de Rieti, pudesse entender de forma mais simples a importância daquele acontecimento cristão.
Na história da arte cristã existem algumas obras que retratam o momento da visita dos Reis Magos. Frei Caetano cita pinturas como a Catacumba de Priscila localizada em Roma onde é possível observar uma pintura, dentre outras existentes no ambiente, com a imagem de Maria, do menino Jesus e dos Reis Magos.
No período Medieval também há o presépio do escultor florentino Arnolfo di Cambio, localizado em Santa Maria Maior em Roma. Essas obras e outras pinturas do período renascentista são usadas como referência para a montagem dos presépios por Frei Caetano. Vida longa a essa iniciativa, e que muitas pessoas possam ser tocadas pelo nascimento da Paz e Amor transmitida pelo Santo Presépio
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique ()