FREI ZACARIAS VIEIRA (Salomão Vieira dos Santos)
Acolhido no pré-seminário de São Luís do Maranhão em 1930 com apenas 11 anos de idade e em seguida transferido para o novo seminário de Messejana, onde completou o estudo ginasial, sendo enviado para o Noviciado em Esplanada-BA onde fez sua primeira profissão religiosa em 22 de fevereiro de 1940. Foi ordenado presbítero em Sobral-CE no dia 30 de setembro de 1945.
Frei Zacarias morou em todos os conventos da província. Fez parte da primeira fraternidade de Parnaíba. Trabalhou em Teresina. Teve residência em Sobral. Fez parte da família religiosa de Juazeiro do Norte. Viveu vários triênios no convento de Messejana. Em Fortaleza, foi secretário provincial e responsável pela contabilidade da cúria provincial em dois triênios.
Parecia um São Francisco: humilde, afável, disponível, acolhedor, fazendo as pessoas pensarem que ele levava uma vida de santo. Sua disponibilidade para se deslocar para onde a Província precisava de serviços, fez dele uma figura conhecida pelos fiéis que frequentavam as nossas Igrejas. Onde morou, ele acaba se tornando o Padre a quem recorriam para se confessar os frades, os padres e o povo. Ele tinha o carisma de facilitar a confidência. Pela sua postura serena, paciente e acolhedora o que fazia dele um perfeito distribuidor da misericórdia evangélica.
De corpo frágil e fraco depois de ordenado sua saúde se deteriorou ao ponto de ficar tuberculoso e ter que extrair um pulmão. Mas tinha um espírito forte que ficou na história da Instituição como um dos poucos octogenários que enfrentou o desafio bíblico “in potentatibus ocotoginta annos”.
Faleceu aos 83 anos de idade.