Para encerrar a visita pastoral e Fraterna do Conselheiro Geral, Frei Sergio Dal Moro, aconteceu no último dia 9 de maio na Porciúncula - Sede Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas - em Fortaleza uma Assembleia Geral Extraordinária dos Frades Capuchinhos do Ceará e Piauí. Após passar quase um mês em nosso meio visitando todas as 13 fraternidades e conversando com todos os frades, foi a vez dos frades receberem um Feedback do Conselheiro Geral acerca da realidade da província.
Em sua fala frei Sérgio Dal Moro mencionou os objetivos da sua visita, ressaltando que é preciso confrontar a vida e a missão com as exigências do carisma. Também comentou a respeito da dinamicidade do mundo e da vida religiosa, tendo como marco teórico (critérios) uma hierarquia de valores: 1º o seguimento de Cristo e a união com Deus (eixo da vida consagrada); 2º Cristo pobre, casto e obediente (valores instrumentais) – algo que me ajuda a atingir determinado objetivo; 3º valores do carisma institucional. Os dois primeiros critérios temos em comum com toda a vida consagrada, já o terceiro é o que nos diferencia de outras congregações / institutos; no nosso caso a fraternidade é o centro, o eixo do nosso carisma, porém, muitas vezes valorizamos o carisma, e esquecemos o eixo principal. Enfatizou que a minoridade é contrária a briga pelo poder, que a contemplação é uma verdadeira intimidade com Deus e que é preciso vivermos mais a apostolicidade.
Frei Sergio Dal Moro Dividiu sua fala a partir de seis temas: Formação permanente, Fraternidade, Espiritualidade, Economia, Missão e Formação Inicial. O Conselheiro Geral destacou que a província tem muita juventude e boa perspectiva vocacional; está presente em muitos lugares onde poucos querem ir; Frei Sergio observou que os frades são procurados porque as pessoas sabem que serão ouvidas; apontou também que a província está em crescimento numérico e em expansão e também está no processo de se adequar as exigências legais; no geral o povo de Deus quer bem aos frades.
Nosso Ministro Provincial frei Santos ressaltou a riqueza da visita de Frei Sérgio Dal Moro, sendo esta um momento de renovação e alegria.
Paz e Bem!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade São Benedito)