Nesta sexta (29) a Província Capuchinha de Nossa Senhora do Carmo, presente no Maranhão, Pará, Amapá e Cuba, iniciou em todas as suas Fraternidades a Novena da Imaculada Conceição, padroeira da Ordem. A mesma irá até o sábado (07) concluindo assim a preparação para grande Solenidade da Imaculada Conceição – 08 de dezembro.
Perguntado sobre o significado desta singela devoção através deste novenário o Ministro Provincial Frei Sílvio de Almeida, recordou:
“Pelo sim de Maria o não da primeira Eva será anulado e Deus cumprirá sua obra levando à plena realização aquele projeto original de fazer do homem partícipe da realidade divina. Maria é a primeira criatura redenta. Ela é a rainha da nossa Ordem. Por isso, queremos celebrar sua festa de modo solene, pedindo a todos nós a graça da Santidade”.
É de conhecimento comum a ardente devoção de Francisco de Assis à Virgem Maria, devoção bem descrita por São Boaventura quando narra:
“Francisco permaneceu ainda algum tempo na igreja da Virgem Mãe de Deus, suplicando-lhe em instantes e contínuas preces, que se tornasse sua advogada. E pelos méritos da Mãe de Misericórdia e junto daquela que concebera o Verbo cheia de graça e de verdade, ela também concebeu e deu à luz o Espírito de verdade evangélica”. (SÃO BOAVENTURA, Legenda Maior 3,1).
Além disso São Francisco era levado a louvar e engrandecer as virtudes de Maria, tendo assim como testemunhas as duas belíssimas orações: Saudação à Mãe de Deus e Santa Virgem Maria (antífona do ofício da paixão).
Dessa forma desejamos a todos os irmãos, em especial aqueles que servem em Paróquias dedicadas a Imaculada, uma santa novena e uma autêntica Solenidade da Virgem Imaculada. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Fraternidade Cúria Provincial N.S. do Carmo MA/PA/AP/CUBA (São Luís/Centro))