Tamanho do Texto:
A+
A-

A Província Celebra Assembleia

09/11/2016 - 16h54
Castanhal-PA, 07 a 11 de 2016

Na última segunda feira, 07 de novembro, os Frades Capuchinhos, vindos de todos os cantos da Província Capuchina Nossa Senhora do Carmo, se dirigiram ao Cenóbio da Transfiguração, na cidade de Castanhal-PA, ai no ínício da noite, com uma Celebração Eucarística, presidida por Frei Gilson Baldez, se agradeceu a Deus Uno e Trino, pelas viagens,algumas longas e outras curtas, mas que colocou a todos juntos, para celebrar mais uma Assembleia Provincial. Após o jantar todos se recolheram para recuperar as forças e no dia seguinte começar as atividades.

No dia 08 de novembro, após a Missa com Laudes, presidida por Frei Deusivan e o café matutino, a plenária da Assembleia Provincial foi aberta as 08:30h, com a entrega das pastas, no Auditório Central do Cenóbio da Transfiguração. Frei Arimatéia da Luz chamou para a composição da mesa o ministro Provincial, Frei Deusivan; o Vigário Provincial Frei Nilton;  o acessor, Dom Frei Ruy e; o moderador, Frei Silvio Almeida. Neste interim, também se formou a mesa de expediente do secretariado da Assembleia,  constituída pelos Freis Macapuna, José Luis e, Wanderlan. 
Frei Deusivan dirigiu palavras de expectativas positivas acerca da Assembleia e deu as boas vindas a Dom Frei Ruy. Em seguida o acessor Dom Frei Ruy iniciou as Conferências com o tema "Identidade: o carisma da reforma capuchinha em sua origem e desenvolvimento ao longo dos séculos"; as 10:00 fez- se um intervalo. As 10:30 Dom Ruy proferiu a conferência "Valores peculiares, o nosso jeito capuchinho de ser no tempo atual;  como ser sinais hoje?", até as 11:45.

Meio Dia houve o almoço seguido de descanso. As 14:45 rezou-se a Hora Média. Em seguida, com Frei Nilton como moderador, Dom Ruy deu continuidade a conferência com o tema "Formação Permanente e identidade Capuchinha: desafios e perspectivas".
Após a conferência de Dom Ruy e o intervalo, das 16:45 até as 17:30 aconteceu os trabalhos dos grupos direcionados com as questões: *Que já existe de positivo na Formação Permanente no sentido da Fé? e *Que pode ser acrescentado de útil à nossa Fé Cristã? Foram seis grupos encabeçados pelos seguintes secretários: Fr. Valdinê; Fr. Ribamar Gomes;  Fr. Wanderlan; Fr. Fabiano;  Fr. João Santiago; Fr. Raphael. Após os trabalhos dos grupos, houve a apresentação das conclusões deste trabalho na plenária da Assembleia. Após o intervalo, rezou-se as Vésperas,  as 18:45 na capela;  seguiu-se o jantar fraterno.

No dia 09 de Novembro, as  7:00 celebrou-se a Eucaristia, com Laudes,  na Capela do Cenobio, sob a presidência de Dom Frei Ruy. Também se rezou em ação de graças pelo aniversário de Frei Ribamar Gomes.

Após o café matutino;  as 08:30, Dom Ruy deu continuidade às conferências com o tema "O que nós, capuchinhos, somos para a Igreja" com base no Perfecta Caritatis e na Vitae Consecrata. Seguiu-se o intervalo e o debate de grupos. Retornando a Plenária, os secretários dos grupos apresentaram as reflexões que tomaram nota. D. Ruy concluiu sua participação com as conclusões finais.
As 11:15 Frei Deusivan deu as boas vindas ao Dom Frei Bernard OFM, bispo de Óbidos e presidente da Região Norte 2 da CNBB. Dom Frei Bernardo propôs à Província que assumisse a missão indígena junto aos Índios Tiriós, nos municípios de Óbidos e Oriximina;  este trabalho foi de responsabilidade dos Frades Menores da Província Sto Antônio de Recife,  o bispo de Óbidos apresentou de modo geral a realidade desta missão é as motivações para propo-la aos frades da Promana. Todos os Frades escutaram com bastante interessante. Ao fim da exposição de Dom Frei Bernardo,  o Ministro Provincial se comprometeu em levar a questão à próxima reunião do Conselho da Promapa. Seguiu-se o almoço fraterno, quando Frei Deusivan agradeceu de modo caloroso a participação de Dom Frei Ruy Lopes.

A todos se agradece pelas orações e aguardem novas publicações.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Fraternidade Cúria Provincial N.S. do Carmo MA/PA/AP/CUBA (São Luís/Centro))

Deixar um comentário