Dia 09 de novembro - tarde
As 14:45 rezou-se a Hora Média no auditório. Após um cântico franciscano, Frei Silvio chamou para compor a mesa o Frei Cláudio Abreu, Ministro Provincial do Paraná, que proferiu a conferência "Apostolado e Ação Pastoral".
Após o intervalo das 16:00, o Frei Cláudio deu continuidade a conferência ressaltando os textos das nossas Constituições e do CPO sobre o Trabalho. As 17:50 encerrou-se a conferência. As 18:45 rezou-se as Vésperas na capela, seguida do jantar fraterno.
No dia 10 de novembro,
Às 7:00 o Frei Cláudio Abreu presidiu a missa com Laudes na capela do Cenobio. Em seguida tomou- se o café matutino.
As 8:41 os confrades se reuniram no Auditório; após um cântico, Frei Silvio notificou a saudação do Dom Esmeraldo, bispo auxiliar de S. Luis, à Assembleia dos Frades. Em seguida o Frei Cláudio deu continuidade a sua conferência sobre a Ação Pastoral dos capuchinhos no mundo de hoje.
Frei Cláudio propôs uma rápida conversa de grupos com a questão "Quais os maiores desafios da nossa realidade pastoral?"; após o diálogo, os representantes dos grupos expuseram suas conclusões. Frei Cláudio deu continuidade a conferência. As 9:30 faz-se uma pausa para um cântico; na oportunidade, Frei Silvio transmitiu a saudação de Dom Sebastião Duarte, bispo de Viana, à Assembleia Provincial. Depois Frei Cláudio deu continuidade tratando de metodologia pastoral até as 10:00 quando houve o intervalo. Retornando às 10:30, Frei Cláudio abriu espaço e os frades deram uma ressonância a respeito da conferência. Em seguida deu continuidade a exposição.
12:00 houve o almoço fraterno.
Às 14:45 rezou-se a Hora Média no auditório. Em seguida, Frei Lázaro apresentou o casal Srs. Aluísio e Anne que apresentaram aos frades a União dos Escoteiros do Brasil e o Projeto Multiplica, ressaltando que os frades podem organizar um grupo de escotismo em cada paróquia. Após isso, Frei Cláudio deu continuidade a sua exposição.
10 de novembro - tarde
Em seguida, houve o encaminhamento dos trabalhos de grupo, para a formulação de proposições e de linhas referenciais para discernir vias e ações que sirvam de referência para o Apostolado da Província nos próximos anos.
Após o intervalo, às 16:20 houve as reflexões nos grupos. As 17:00 os secretários dos grupos apresentaram na plenária as propostas e reflexões de seus respectivos grupos.
As 18:30 rezou-se as Vésperas na capela, após seguiu-se o jantar fraterno.
A todos nossa gratidão e obrigado pelas orações.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Fraternidade Cúria Provincial N.S. do Carmo MA/PA/AP/CUBA (São Luís/Centro))