Nesta quarta-feira de cinzas (06), que marca o início da Quaresma de 2019, o Ministro Provincial Frei Sílvio de Almeida publicou sua Circular de Número V, com título: “DA PROFISSÃO DE FÉ À PRÁTICA DA CARIDADE FRATERNA”
“A quaresma nos oferece uma excelente oportunidade para refletirmos sobre nosso itinerário de fé e sobre a nossa prática da caridade, para sairmos do individualismo e nos abrirmos à comunhão, para evitar a autorreferencialidade e nos voltarmos ao centro da vida fraterna: o amor. É um itinerário de amadurecimento na própria fé mediante a ação de Deus que vai nos abrindo para a comunhão e nos preparando ao encontro daquele máximo evento da cruz onde a glória de Deus se manifesta em todo o seu esplendor e beleza, com toda a sua força e profundidade.
Trata-se de um caminho de fé; trata-se de abandonar-se à vontade d’Aquele que não apenas oferece o caminho, mas também nos acompanha ao longo de todo o itinerário com paciência divina, usando todos os meios e instrumentos para converter os nossos corações; trata-se de nos pôr a caminho deixando-nos conduzir, deixando algo para trás, desviando o olhar das margens e fixando-o na meta: o Reino de Deus, Jesus Cristo. De fato, o fim desse percurso é contemplar o amor de Deus na sua forma suprema”.
Seguindo a Tradição da Ordem Capuchinha, durante a refeição fraterna se leu na íntegra a Carta do Ministro Provincial. A ele nossas orações e comunhão e a todos os irmãos da Província de Nossa Senhora do Carmo uma Santa Quaresma. São Francisco e Santa Clara, rogai por nós!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Fraternidade Cúria Provincial N.S. do Carmo MA/PA/AP/CUBA (São Luís/Centro))