Nesta primeira semana de julho, precisamente entre os dias 04 a 08, está acontecendo o VI CONGRESSO DOS FORMANDOS da Província Capuchinha de Nossa Senhora do Carmo, que tem como tema: A Graça de Trabalhar. O evente reúne cerca de 65 formandos, de todas as etapas de formação, incluindo os formandos da Custódia do Amazonas e Roraima e da Delegação de Cuba.
O Clima de alegria do reencontro e de conhecer novos irmãos, contagiou a todos, numa bela expressão de fraternidade, fazendo com que se recorde o Testamento de São Francisco: "O Senhor me deu Irmãos".
A missa de abertua aconteceu na cidade de Capanema-PA, presidida pelo Ministro Provincial, Frei Deusivan e concelebrada pelos Formadores e Convidados. Em seguida todos se dirigiram a cidade de Capitão Poço-PA, local onde está sendo realizado o congresso.
Num clima fraterno e tranquilo, os formandos adentram no tema exposto por Frei Sílvio de Almeida, assessor do mesmo. Além dos formandos estão presentes no Congresso os Formadores: Frei Eraldo (Postulado I), Frei João Carlos (Postulado II), Frei Ezequiel (Novicidado) e Frei Sílvio Almeida (Posnoviciado II); os nossos Missionários Frei Antônio Martins e Frei José Nilton; o Ministro Provincial, Frei Deusivan Santos.
O Congresso está sendo bem dinamizado, com momentos de oração, estudo do tema - A Graça de Trabalhar - esporte e lazer. Este evento é mais um recurso que a Província e o Secretariado da Formaçã Inicial faz uso, afim de possibilitar aos formandos maior configuração à nossa vida. A todos desejamos um ótimo encontro, nossas preces e comunhão.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Fraternidade Cúria Provincial N.S. do Carmo MA/PA/AP/CUBA (São Luís/Centro))