Nesta edição da assembléia anual, frei Vitório Mazzuco (Acessor), deu continuidade ao projeto de reflexão para este triênio, nesta oportunidade trabalhando o tema da Casa dos valores, as virtuosidades franciscanas.
No primeiro dia, deu uma apresentação geral do que seria virtude, a questão muito presente no tempo de Francisco, a Virtus in Medium. No segundo dia aprofundou sobre os dons e frutos do Espírito Santo, e a tarde trabalhou as virtudes presentes no Código da Cavalaria Medieval. no terceiro dia expôs as virtudes propriamente franciscanas.
As reflexões foram muito claras e instigantes para todos os frades, proporcionado-nos, confrontarmos com os valores da sociedade atual, os internalizados por nós mesmos, e aqueles que são propriamente nossos. inclusive, possibilitou-nos uma reflexão do valor e importância desses valores para toda sociedade atual, inclusive as juventudes.
A Assembleia foi tempo de renovação, partilha e confraternização,
pois além de todas as dinâmicas no período pudemos celebrar juntos os aniversários dos freis José Diniz e Amilton, além da Celebração de encerramento que contou inclusive com a presença de Dom Frei Ubiratam (Bispo da Diocese de Itaguai), onde lembramos o jubileu de 25 anos de profissão religiosa dos freis Dálvio José e Reinaldo Ávila.
Apesar de todo clima descontraído tivemos que lidar com a irmã morte que visitou o pai de nosso frei Sebastião José e avó do frei Thiago Lopes. Durante a Assembleia alguns frades fizeram presença nos velórios, solidarizando-se com familiares e nossos confrades.
Colaboração: Frei Adriano Borges de Lima
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Geilton José Nunes Gomes (Cúria Provincial)