No último sábado e domingo, 10 e 11 de fevereiro, milhares de fiés vindos de diversos munícipios da região dos vales do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha, das comunidades rurais de Itambacuri - MG, participaram da XVI Romaria de Frei Inocêncencio, conhecido também como vigário da Mata.
Frei Inocêncio de Cômiso nasceu na Itália, em 1980, ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no dia 14 de Abriel de 1914 e foi ordenado sacerdote no dia 23 de setembro 1922. Chegou ao Brasil em 1923 e em 1924 passa a residir em Itamabcuri - MG. Trabalhou na região banhada pelos rios Itambacuri, São Mateus, Mucuri e Rio Doce, por mais de 40 anos percorrendo anualmente um território de dezoito mil quilômetros quadrados para evangelizar. Nunca fez distinção de pessoas, conseguindo assim acolher a todos. A pessoa do outro era seu irmão a quem dedicava seu apostolado. Viajava a cavalo léguas e léguas atravessando dificuldades mesmo que fosse para atender um só enfermo. Sempre satisfeito com o muito, o pouco ou nada que encontrasse para comer. Vivia conforme a vida de seus fiés e era grande devoto de Nossa Senhora dos Anjos e por isso foi chamado pelo povo de "Vigário da Mata".
No dia 14 de fevereiro de 1971 ás 15:30hs em Itambacuri, desprendido de tudo o que fosse deste mundo, passou a viver a eternidade, com 81 anos. Por tudo isso Frei Inocêncio é cada vez mais querido, pois tudo fez para a maior glória de Deus.
No sábado a noite, Frei Sebastião José,OFMCap, (Vigário Paroquial) presidiu a celebração Eucarística de abetura da XVI Romária, que foi concelebrada por Frei Reinaldo Ávila de Moura,OFMCap (Pároco e Reitor do Santuário). A celebração aconteceu no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos dos Frades Capuchinhos em Itambacuri - MG.
No domingo, os fiéis se reuniram na praça da matriz para procissão que contou com a participação da banda da cidade, a lira Seráfica; comunidades rurais e a comunidade Bom Jesus de Campanário, que participaram levando com estandartes, contribuindo para que este ato de fé e devoção fosse melhor celebrada. Logo após a procissão, A Santa Missa Solene lotou o santuário e foi presidida pelo Pároco Frei Reinaldo e concelebrada por frei Sebastião seu vigário.
Na parte da Noite do domingo, na Igreja Matriz, o ofício de Nossa Senhora foi cantado com muita devoção precedida pela Santa Missa de encerramento.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Geilton José Nunes Gomes (Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos)